Com grande inspiração nas histórias africanas, a HQ Conto dos Orixás busca trazer uma nova visão para uma cultura que, especialmente nos dias de hoje, vem ganhando muito mais força no dia-a-dia dos cidadãos, principalmente após muitos tabus e preconceitos serem questionados.

Com uma história digna de grandes heróis, a HQ te teleporta para um mundo novo e, ao mesmo tempo, muito identificável para o leitor, graças à presença dessa cultura no Brasil.

Veja mais detalhes sobre Conto dos Orixás e por que ela vale seu tempo de leitura!

Como é a história da HQ Contos dos Orixás?

Criada por Hugo Canuto, Contos dos Orixás acompanha as divindades da cultura africana em um tempo em que elas e outros grandes guerreiros coexistiam entre os homens. Inspirada na cultura Yorubá, a HQ traz os deuses e outras referências dessa cultura para um universo de histórias muito semelhante a grandes sucessos de personagens de editoras famosas como Marvel e DC.

como é a história da hq contos dos orixás
Fonte/Reprodução: original

Na trama, conhecemos Xangô e sua esposa Oyá, que auxiliam um vilarejo atacado pelos chamados A Manada, um grupo comandado por Ajantala que, usando seus místicos, subjugam os aldeões ao seu serviço para conquistar seu principal objetivo, a cidade das águas. Para combater o vilão, Xangô e Oyá precisam unir forças com outros Orixás como Ogum e Exu para formar um grupo forte o suficiente para acabar com esse mal.

Quais são seus principais personagens?

Na saga de Contos dos Orixás, além dos protagonistas, acompanhamos nomes como Iemanjá, Oxalá, Exú, Obá, Orunmilá, Iansã, Ogum, Ajantala, Sarki, Iberú, Ayô, Larô, Abiodum, Oxum e Hiena.

Importância dos personagens femininos na história

Além de respeitar a cultura ao qual se inspira, a HQ também traz personagens femininas fortes e tão importantes para a trama quanto o protagonista principal, por exemplo. A esposa de Xangô, Oyá, é responsável junto do seu marido para tomada de decisões que são cruciais para o desenrolar da narrativa, além de ser uma guerreira extremamente forte e ágil.

HQ Contos dos Orixás: quando saiu o primeiro volume?

O primeiro volume de Conto dos Orixás foi lançado em 2010 graças ao apoio do Programa de Ação Cultural do Governo de São Paulo, o Proac. Além disso, em 2012 ela passou a fazer parte do PNBE – Programa Nacional Biblioteca da Escola, onde muitos alunos desde então usam a história para conhecer melhor a cultura africana.

Como a cultura africana é abordada no HQ Contos dos Orixás?

Para a criação da história e dos seus personagens, Hugo Canuto realizou uma extensa pesquisa com relação às lendas da cultura Yorubá, principal fonte de inspiração da HQ. Desse modo, todos os personagens possuem habilidades e personalidades únicas que são tiradas diretamente dessas lendas.

Além disso, o autor mantém um respeito pela representação dos Orixás nas religiões brasileiras de matriz africana, como o candomblé e a umbanda.

Qual poder de estudar a cultura dos deuses africanos através dos quadrinhos?

Como mencionado anteriormente, Contos dos Orixás é uma série amplamente utilizada até os dias de hoje por muitas escolas graças ao PNBE. Com isso, há a possibilidade de muitos tabus serem quebrados em relação aos personagens abordados na história e sua origem, visto que a grande maioria são, no mundo real, parte de uma religião que até hoje é vista com maus olhos pela grande parte da população.

qual poder de estudar a cultura dos deuses africanos através dos quadrinhos
Fonte/Reprodução: original

Dito isto, o estudo da cultura africana, e especialmente das suas lendas e deuses, através de uma história em quadrinhos acessível para todos os públicos, é uma ferramenta poderosíssima no combate a preconceitos e outras questões que até hoje assolam a sociedade.

O Conto dos Orixás – Ficha Técnica

O Conto dos Orixás tem autoria de Hugo Canuto, tanto na criação da história, quanto na parte artística. Sua distribuição é feita pela editora Ébórá Comics Group, e o primeiro volume possui cerca de 120 páginas.

Ficou interessado? Não deixe de se aventurar por esse imenso mundo cheio de deuses e lugares magníficos. Contos dos Orixás não somente é uma história digna de quadrinho, é uma importante porta de entrada para as pessoas conhecerem melhor toda uma cultura que faz parte das raízes do povo brasileiro.

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *