Ao fazer estudos sobre a língua portuguesa, seja para concursos ou para maior bagagem, logo nos perguntamos “O que são as charges?”. Afinal, elas estão sempre presentes em questões de provas ou até mesmo como forma de deixar o assunto mais dinâmico para os leitores.

Entretanto, mesmo com tanto tempo de contato, há muitas pessoas que não sabem o que são as charges e ficam receosas ao vê-las. Por isso, confira um compilado de informações importantíssimas para que você saiba identificá-las e as interpretar de maneira coerente.

O que são as charges?

Para começar, vamos responder à pergunta principal que movimenta este texto: O que são as charges? Estes tipos de textos são essenciais para abordar problemas cotidianos e que necessitam da atenção de muitas pessoas.

O que são as charges?
Como foram criados. Fonte/Reprodução: original.

As charges são organizadas com uma linguagem que trará as críticas relacionadas à situação através de ironias, zombas e outras formas que buscam o riso do leitor e a reflexão dele para o problema.

Onde surgiram as charges?

As charges tiveram origem na Europa e a primeira vez que foram aderidas ao Brasil foi em 1837. Perceba que esse caráter de crítica se mantém presente nas charges atuais.

No caso do Brasil, devido a sua rica diversidade cultural, há ainda um uso bem mais peculiar do humor, em que é possível notar qual região é citada apenas pelas falas escritas e pelas críticas dirigidas.

Quais principais características das charges?

Como vimos nos primeiros tópicos que explicam “O que são as charges?”, percebemos que o texto se estrutura para ser facilmente compreendido com as piadas subentendidas. Ou seja, a grande maioria das charges tendem a ser textos engraçados e provocativos para o leitor refletir sua realidade. Com isso em mente, confira aqui os pontos principais que configuram uma charge:

Note que todos esses elementos serão encontrados em qualquer charge que você leia. Vale mencionar que a medida desses elementos pode variar porque cada artista possui um modo de organizá-los e construir o texto em cima do assunto que foi escolhido, por isso é difícil de padronizar uma charge.

O que objetivam as charges?

Após descobrir O que são as charges e como elas são estruturadas, é justo pensar qual o objetivo delas, correto? Quando o gênero textual surgiu na Europa, a ideia principal era de manifestar ideias contrárias ao governo atual de uma maneira que mostrasse a insatisfação do pessoal com as tiranias presentes nos governantes. Logo, as charges objetivam criticar uma situação atual de interesse da população através do humor.

Onde são geralmente expostas as charges?

A maioria das charges são encontradas em livros, revistas, provas de vestibular e afins. Entretanto ela costuma ser bastante utilizada em veículos de mídia como redes sociais e afins devido ao avanço assombroso da internet nos últimos tempos.

Que temáticas abordam?

Agora que você O que são as charges, cabe falar sobre as temáticas que elas abordam. Uma charge pode falar praticamente de qualquer assunto existente no mundo, mas de maneira geral, elas têm um tom mais humorístico e focam em assuntos populares a fim de informar as pessoas de uma maneira mais facilitada.

Qual a importância da charge para a sociedade?

A partir de tudo que foi mostrado, conclui-se que as charges servem para informar as pessoas de assuntos muito importantes presentes na sociedade de maneira mais simples e prática com uma linguagem mais acessível a fim de mobilizar a maior parte das classes sociais. 

Dito esta última parte, encerramos por aqui. Espera-se que todo o texto tenha lhe mostrado o que são as charges e ainda tenha te conscientizado sobre a importância delas para a informação do país. A fins de divulgação, compartilhe este texto em outros locais e para não perder nenhuma boa informação, retorne sempre que precisar a este site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *