Tudo o que você precisa saber sobre o anime Berserk

0

O anime Berserk, que foi inspirado no mangá homônimo de Kentaro Miura, surgiu pela primeira vez em 1997 e 1998, basicamente uma década após a publicação do primeiro capítulo do mangá. Após tanto tempo, a obra se tornou um verdadeiro clássico das histórias de fantasia sombria e acumula fãs até hoje.

Com um protagonista muito forte, que possui uma incrível e trágica história, e um antagonista igualmente fascinante, além de um mundo medieval de fantasia rico, o anime Berserk é um perfeito exemplo de sucesso.

Até o ano de 2021, a série ainda estava em pleno processo de publicação, mas, com o falecimento do criador Kentaro Miura, o futuro do icônico Guts e sua incrível jornada é incerto.

De toda forma, tanto o mangá quanto o anime Berserk oferecem arcos e mais arcos que contam uma história cheia de drama, ação, imagens sombrias e de horror, além de muito desenvolvimento de personagem. Não é à toa que Berserk serviu como inspiração para muitas obras e tramas, em diversas mídias.

Confira a seguir as principais características do enredo de Berserk, quem são as personagens principais e quais são os arcos da história. Veja também como a obra evoluiu nos mangás, light novels, adaptações para anime e como foi referenciada em outras obras!

Quais as principais características do enredo de Berserk?

O anime Berserk é memorável por uma série de fatores, que vão desde as personagens até a trama. Mas, a principal característica do enredo é o seu tema sombrio, o qual se desenrola em uma reimaginação da época medieval. Portanto, na história há cavaleiros, senhores, escravos, castelos… e monstros demoníacos.

A história do anime Berserk começa com Guts, o protagonista, em torno de quem todo o enredo acontece. Ele aparece como um caçador de criaturas demoníacas, chamadas de Apóstolos. Ao longo da jornada de Guts, a narrativa mostra o seu passado e o conecta com a história presente.

Quais as principais características do enredo de Berserk?
Enredo de Berserk.
Fonte/Reprodução: original.

O mundo ao redor é marcado por batalhas sanguinárias e demônios que aterrorizam o povo. Alguns fazem pacto com humanos e rituais com sacrifícios também são realizados nesse mundo.

Personagens principais

Tão interessante quanto o mundo do anime Berserk são os seus personagens principais. A começar do protagonista Guts, um exímio guerreiro que carrega uma espada gigante, com a qual derrota humanos e demônios.

Guts é taciturno, extremamente poderoso e, à primeira vista, cruel. Todas as suas ações no presente possuem um vínculo com sua trágica história passada, que envolve a morte da mãe, abusos e assassinatos.

Outro personagem que deve ser mencionado é Griffith, o qual é tão importante quanto Guts, pois atua no papel do antagonista. Eles dividem um passado, pois atuaram no mesmo grupo de mercenários, o Bando do Falcão.

Griffith é conhecido por ser belo, mortal e extremamente ambicioso, do tipo que passa por cima de tudo e todos para atingir seus objetivos.

Casca é a terceira personagem principal do anime Berserk, constantemente envolvida em seu amor por Guts e o respeito por Griffith. Única mulher no Bando do Falcão e braço direito do líder Griffith, Casca é valente, forte e inspira o respeito de todos os membros do grupo de mercenários.

Por fim, o último dos principais é Puck, um elfo que foi resgatado por Guts logo no começo da história. Ele destoa dos outros personagens por causa de sua personalidade alegre, relaxada e brincalhona. Serve de alívio cômico em alguns momentos, visto que a narrativa do anime Berserk é tão pesada.

Quais os arcos da história de Berserk?

O mundo de Berserk é muito vasto, com muitas personagens e tramas. Portanto, a narrativa é feita em arcos, que foram publicados no mangá. Nem todos foram adaptados para o anime. Veja cada um dos arcos a seguir.

O Espadachim Negro

O primeiro arco de Berserk mostra Guts, conhecido ali como o Espadachim Negro. Ele luta contra poderosos demônios, os Apóstolos, até que se depara com um artefato mágico em formato oval e esculpido como um rosto, chamado Behelit. Tal artefato poderia ser usado para abrir um portal dimensional, capaz de levar Guts até seu maior inimigo: Femto.

Era de Ouro

Já a Era de Ouro, o segundo arco, é marcado por um flashback. O arco começa desde a infância de Guts até a sua chegada ao Bando do Falcão.

É neste arco onde o relacionamento de Guts, Griffith e Casca se desenvolve. O maior objetivo de Griffith é acabar com uma guerra que se arrasta por mais de 100 anos entre o Midland e Tudor.

Torra da Convicção

O terceiro arco de Berserk foca novamente no presente, onde Guts continua a sua caça aos Apóstolos. Ele aparece sob uma árvore, em repouso, ao que um bando de homens mantém uma garota, chamada Jill, em cativeiro. Guts intervém ao mesmo tempo em que a árvore ganha vida e torna-se hostil. Os homens do bando fogem e o protagonista é obrigado a lutar contra a árvore maligna. Além de uma trama que envolve os elfos e demônios, neste mesmo arco Guts descobre que Casca desapareceu.

Falcão Milenar

Neste arco, o antagonista Griffith reaparece, mas em forma reencarnada. Ao mesmo tempo, Guts precisa lidar com outro inimigo, o líder do Império Kushan.

Em sua jornada, Guts encontra a armadura Berserker, que, apesar de poderosa, é uma ameaça a sua própria sanidade. Enquanto isso, Griffith planeja, solitário, como poderá conquistar o mundo.

Fantasia

O último, e atual arco do mangá Berserk, mostra como estão Guts e seus companheiros, após o que aconteceu ao fim do arco anterior. A jornada do grupo é para a ilha de Elfhelm, onde o protagonista encontrará do rei dos Elfos, que possivelmente será capaz de restaurar a sanidade de Casca.

Mangá, Light novel e adaptações para anime

O mangá de Berserk foi publicado como um one shot, ou seja, um “piloto” em 1988. No ano seguinte, o autor Kentaro Miura começou a publicação da série na Monthly Animal House, uma revista que já não existe mais. Atualmente, a publicação é feita pela revista Young Animal, onde a última edição foi lançada em 2021.

Primeira série de anime de 1997-1998

Visto que o mundo dos animes sempre apresenta algo novo, foi questão de tempo até que o anime Berserk invadisse as telas. Cerca de uma década após o início da série em mangá, o estúdio OLM adaptou a história, que foi transmitida primeiro no Japão pela emissora Nippon Television.

Já que o conteúdo do mangá era excessivamente denso e violento, algumas mudanças foram feitas para adaptar o anime Berserk, com autorização do criador. Os arcos adaptados foram o primeiro, do Espadachim Negro e o da Era de Ouro.

Trilogia de filmes de anime de 2012-2013

Além da série de televisão, o anime Berserk ganhou uma versão em longa metragem, na forma de trilogia. Um dos arcos mais amados, a Era de Ouro, foi adaptado em filmes nos anos de 2012 e 2013.

Segunda série de anime de 2016-2017

Recentemente, o anime Berserk ressurgiu, com uma nova adaptação para a TV. O diferencial foi o estilo de animação que, ao invés de ser tradicional, como da primeira adaptação, foi feito em CGI.

A primeira temporada contém 12 episódios, mas as fontes oficiais já anunciaram uma nova temporada, que irá mostrar o arco Império Milenar do Falcão.

Referências de Berserk em outras obras

Por ser uma história tão vasta e tão memorável, o anime Berserk é constantemente referenciado em outras obras.

Os videogames são as obras que mais referenciam o anime Berserk. Podem ser destacados Dinasty Warriors e The Sword of Berserk: Guts’ Rage. Além dos jogos eletrônicos, um jogo de cartas também foi feito, além das famosas “action figures”, que são esculturas que retratam os personagens. Ademais, muitas obras, que não necessariamente chamam-se “Berserk” emprestam elementos da história de Kentaro Miura. Diversos jogos, animes e filmes possuem protagonistas como Guts, que popularizou a ideia do herói violento e solitário.

Jogos como Final Fantasy são famosos pelo uso de espadas grandes, como a Dragon Slayer de Guts.

Tanto o mangá quanto o anime Berserk continuam fortes até os dias de hoje. Muitas histórias vêm e vão, mas a narrativa trágica de Guts, a dicotomia de Griffith, e o fascínio pelo mundo terrível criado por Miura continuarão um objeto de interesse e fascínio.

Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More