De ir para o inferno a voltar à vida, Wolverine embarcou em uma viagem selvagem em suas façanhas dos quadrinhos da Marvel na última década.
Wolverine é um personagem tão dimensional que cada um de seus quadrinhos pode explorar um novo ângulo de sua personalidade. A década de 2010 não foi exceção, pois os quadrinhos desse período acabaram cobrindo a dor, o sofrimento e a culpa que afligem sua vida.
Esta também foi a década de vários eventos históricos. Wolverine não só morreu neste período, mas também ressuscitou. Se isso não bastasse, sua alma também embarcou em uma jornada pelos portões do Inferno. Além de suas aventuras solo, o trabalho em equipe e liderança de Wolverine saiu com uma passagem como Diretor em uma escola mutante e como mediador no conflito entre Vingadores e X-Men.
10 – Velho Logan: Berzerker (Velho Logan # 1-4)
O conceito de um Logan idoso sofrendo pela morte de seus entes queridos veio da edição em quadrinhos de Wolverine dos anos 2000, Old Man Logan. Mas em Berzerker, o herói titular é teletransportado de volta no tempo para desfazer seu futuro traumático. Ansioso para evitar a morte de seu amigo Hawkeye, Wolverine se envolve em uma corrida contra o tempo antes que a Terra se transforme em um deserto distópico.
Em comparação com suas outras representações de quadrinhos, o Velho Logan é relativamente mais suave e menos melodramático. O ciclo interminável de violência e perda cobra seu preço quando ele realiza uma última e desesperada tentativa de desfazer a destruição que Hulk e seus ‘Hulklings’ teriam sobre sua família daqui a cinquenta anos.
9 – X-Men: Schism (Crossover)
A rivalidade de Wolverine e Ciclope beirava o ódio por várias diferenças pessoais e ideológicas. Em X-Men: Schism, essa inimizade vem à tona quando ambos discordam sobre o julgamento de um ataque telepático a um edifício da ONU. O eventual consenso resulta em uma divisão em duas facções sob cada mutante.
Como esperado, os dois heróis também acabam lutando por causa de seu interesse amoroso mútuo, Jean Grey. Embora leitores dedicados não ficassem surpresos com o confronto, a divisão da equipe acabou sendo monumental para a continuidade das futuras edições dos X-Men.
8 – Avengers Vs X-Men (série limitada)
Conforme a Força Fênix retorna à Terra, os Vingadores e os X-Men lutam entre si devido ao seu impacto. Várias batalhas um-a-um acontecem entre as duas equipes, mas Wolverine luta para fazer as pazes. Mesmo que sua lealdade seja para os X-Men, ele também pode ser encontrado lutando ao lado de Vingadores como o Homem-Aranha. Ele também é o primeiro a sugerir ao Capitão América que o Phoenix chegou para assumir o controle de Hope Summers.
Sua mudança de lealdade para com os Vingadores mostra a relevância que ele tem em ambas as equipes de super-heróis. Ao mesmo tempo, esta história em quadrinhos também destaca seu lado estratégico diferente de suas proezas físicas habituais.
7 – Bem-vindo ao X-Men! Agora morra! (Wolverine e os X-Men # 1)
A primeira edição de Wolverine e os X-Men mostra o herói servindo como diretor da recém-formada Escola Jean Grey para Ensino Superior. Mesmo que ele tenha se dividido com Ciclope, outros X-Men como Besta e Kitty Pryde estão dispostos a servir como professores em seu instituto enquanto orientam uma nova geração de mutantes.
É interessante ver Wolverine abraçar seu novo papel em um mundo pós-cisma. Os leitores estão acostumados a vê-lo como uma figura temperamental que deseja ficar longe das interações sociais. Mas como líder da equipe dos X-Men e agora Diretor, ele está disposto a mostrar a empatia e o respeito que tem pelos outros.
6 – Morte de Wolverine (Crossover)
O praticamente indestrutível Wolverine finalmente parece ouvir os sinos da morte soando enquanto um misterioso vírus microverse enfraquece seu fator de cura. Com seus inimigos finalmente tendo a chance de matá-lo, os amigos e familiares de Logan relembram o legado do homem em seus últimos dias.
Death of Wolverine faz jus ao seu título, proporcionando um adeus emocional ao personagem titular. Em vez de se concentrar na ação, a série principal junto com algumas minisséries se concentra nas consequências da morte. Naturalmente, a vida de Wolverine deixou um impacto profundo em muitos. Portanto, seus testamentos servem como a peça perfeita ‘in Memoriam’ para seu legado.
5 – Wolverine vai para o inferno (Wolverine Vol 4 # 1-5)
O Mão Direita Vermelha usa um demônio para controlar o corpo de Wolverine e matar todos que estavam próximos. Enquanto isso, a alma imortal do mutante é enviada para as profundezas do Inferno, onde enfrenta torturas sem fim.
Essa aventura em quadrinhos de terror da Marvel é uma leitura interessante, já que a alma de Wolverine acaba revelando várias vulnerabilidades do personagem. O geralmente destemido X-Man surge como um indivíduo cansado, sobrecarregado com a morte de muitos. Os monólogos internos em torno da dor e da culpa também contribuem para algumas das melhores partes dos quadrinhos.
4 – O melhor que existe (Savage Wolverine # 18-23)
Por causa de seu fator de cura e longa idade, Wolverine passou por vários momentos icônicos da história. Este volume específico inclui vários contos que mostram o herói indo contra os racistas em 1963, os soldados alemães na Segunda Guerra Mundial e até mesmo Al Capone na Era da Lei Seca.
A natureza diversa de cada aventura é um testemunho da importância das ações de Wolverine na história mundial. Ele viveu uma infinidade de eventos icônicos que moldaram sua personalidade.
3 – Caça ao Wolverine (One-Shot)
Após os eventos de Death of Wolverine, Logan volta à vida, atraindo reações polarizadoras de seus companheiros X-Men. Independentemente de quem ele conhece, ele descobre que o mundo mudou desde sua morte. Isso leva a alguns momentos importantes de auto-introspecção.
Além da conspiração que forma a trama principal, Hunt for Wolverine curiosamente encontra seu protagonista reacendendo seu relacionamento com antigos amigos. O que é notável sobre a série é que cada edição parece incorporar um estilo e tema específicos. Então, por exemplo, se Arma Perdida é um noir, Claws of a Killer age como um horror, e assim por diante.
2 – Surpreendente Homem-Aranha e Wolverine (série limitada)
O lançador de teias de Nova York acaba juntando forças com o mutante com garras de adamantium enquanto eles lutam contra vilões obscuros como o Czar, Big Murder e até Doom the Living Planet!
Enquanto eles desenterram um mistério maior por trás desses vilões, a história em quadrinhos também oferece alguns momentos emocionantes de diálogo espirituoso entre os dois personagens. As piadas rápidas do Homem-Aranha combinam com o temperamento explosivo e o humor seco de Wolverine. Mesmo que eles façam uma das amizades mais estranhas dos quadrinhos Wolverine, suas energias opostas se complementam bem.
1 – Velha Laura (Wolverine Novo # 31-35)
A velha Laura inicia sua narrativa em uma realidade utópica, onde Laura Kinney desistiu de seu manto de Wolverine. Em vez disso, ela usa suas habilidades de liderança para servir como o novo monarca de Madripoor. Mas quando uma força maligna causa estragos, Laura é forçada a deixar a aposentadoria para uma missão que pode levá-la à morte.
Marcando a conclusão da série All-New Wolverine liderada por Laura, Old Woman Laura é um enredo significativo, pois adiciona dimensões de maturidade à sua personagem. Ela não é mais a impulsiva e furiosa X-23 que acabou usando o azul e amarelo. Em vez disso, ela adota uma personalidade mais estável e um novo traje iluminado por neon.
Cultura pop em primeiro lugar!
Se você adora cultura pop não pode perder nossas super listas, fique atento ao Real Nerd e encontre as mais divertidas matérias sobre animes, games e tudo que envolve este mundo de conteúdo.