Ser um Otaku ou Otome que entenda e goste da cultura japonesa, pode incomodar bastante mesmo sem você perceber, afinal você é super fã e não sabe quando está sendo inconveniente.
O que significa Otaku?
O termo Otaku refere-se à paixão por mangá, animes, informática e tecnologia japonesa. Aquele que ama assistir anime, ler vários mangá, faz cosplay, conhece sobre a cultura japonesa, RPG, aquele que tem um hobby favorito e é conhecedor do assunto.
O que é uma Otome?
Os Otakus são a referência de grandes admiradores de um hobby geralmente referindo-se a cultura nipônica, e Otome e o gênero feminino de Otaku.
Qual a origem deste termo?
No Japão o termo Otaku passava outro tipo de imagem, pois algumas empresas associaram grandes tragédias a esse termo, com o significado de “casa” ou “viver no casulo”.
Os jovens Otakus e Otomes se identificavam nas ruas pelas formas de se vestir e agir, e se cumprimentam como “otaku”.
Como ser um Otaku?
Os Otakus e Otome são admiradores e conhecedores da cultura japonesa, eles conhecem animes como Naruto, Dragon ball, yu yu hakusho, Yu Gi oh, one piece, death note, RPG, informática, etc.

O importante mesmo é ser o seu assunto e ser conhecedor dele, ser um NERD faz parte do processo.
Dicas para ser um bom Otaku
Um bom Otaku ou Otome são aqueles que se empenham em seus interesses, se aprofundam e vivem nesse universo de hobby favorito envolvendo toda cultura nipônica.
- Conhecer personagens de animes;
- Usar em seu vocabulário expressões e símbolos dessa cultura através de filmes e animes legendados, começará a aprender usar formas de linguagem.
- Ter uma decoração ou objetos;
- Siga canais de YouTube, blogs, sites, e se atualize sempre.
Sempre tenha respeito por outras pessoas e suas culturas, pois cada pessoa se adapta a um gênero que faz bem.
Tipos de Otaku para não ser
Outras referências começam a ser usadas para identificar os Otakus e Otomes. Como anime otakus, mangá, pasokon otaku, gemi otaku, dattebayo otakus.
Anime Otaku:
Amam animes, fazem cosplay, escutam dublagens e cantam as músicas de animes.
Mangá Otaku:
Além dos quadrinhos adoram o estilo japonês, bandas e vestimentas;
Pasokon Otaku:
Grupo de Otakus reservados aos nerds, amam computadores e não se enturmam em grupos, introvertidos ou tímidos, mas com alto conhecimento técnico e científico.
Gemi Otaku:
Viciados em jogos eletrônicos, vídeo games, apostam, passam a maior parte do dia jogando, tem grupos fechados e não são muito comunicativos e adoram colecionar jogos.
Dattebayo Otakus:
São os apaixonados e loucos por Naruto, se vestem como os personagens, usam colocações linguísticas, gestos, símbolos, adotam a decoração, colecionam bonecos, e assistem a todas as séries.
Além da diversão garantida, sem esquecer que algumas pessoas não pensam e não curtem as mesmas coisas, respeitar o espaço e a opinião de outros é sempre uma excelente dica para tudo na vida. Não basta ter coleções de livros, mangás, bonecos, fazer cosplay, isso tem a ver com o espaço do outro e com seu gosto.