Operadora registra patente de blockchain para combater a pirataria de TV
A Dish Network registrou uma patente para um sistema antipirataria que utiliza a tecnologia Blockchain. O projeto da empresa poderia ser o futuro para os detentores de direitos autorais em todo o mundo.
O programa é mais barato, eficiente do que as opções disponíveis.
Levou dois anos para a operadora conseguir o registro da patente. A “gestão antipirataria” vai retomar o controle de conteúdo que é transmitido ilegalmente por vários sites e redes sociais.
Como funcionaria o programa antipirataria
A ideia principal é fazer uma adoção massiva da plataforma antipirataria da Dish. As informações de direitos autorais serão constantemente verificadas pelo Blockchain, o que tambem vai possibilitar qualquer um checar as informações.
Sempre que a empresa realizar o carregamento no sistema, um registro é gerado no BlockChain, vinculando o conteúdo ao proprietário por uma pequena taxa. No entanto o processo so funciona se as ferramentas onde os uploads ilegais estiverem usar o Dish.
Basicamente, uma emissora poderia colocar seu conteúdo na ‘internet’, mas se um usuário colocar ativaria o sistema e ele seria bloqueado.
Patente quer unificar checagem de conteúdo
As redes sociais e plataformas de video possuem sistema anti fraude mas nem tudo é eficiente e pode deixar passar batido algumas coisas. Se o sistema for unificado, seria mais facil de monitorar. É nisso que a Dish acredita:
As tecnologias tradicionais antipirataria na indústria de compartilhamento de conteúdo descentralizado, que se encontra em rápida mudança, estão se tornando arcaicas na contenção do problema. Com muitos métodos diferentes, é necessária uma reformulação que minimize as abordagens divergentes e unifique os participantes em um protocolo comum.
Operadora tem histórico de processos de direitos autorais
A Dish luta contra a pirataria por muito tempo. A empresa tem vários registros de processos jurídicos por violação de direitos autorais.
A pirataria encontra barreiras, mas sempre contorna é por isso que a Dish entrou na guerra e explorou novas formas de combate a esse tipo de violação.