Da crença de Scar de que ele deveria ser o rei à filosofia de Mufasa sobre o círculo da vida. Os irmãos Lion King, em última análise, têm pontos válidos.
Os fãs de O Rei Leão são encorajados a ver Mufasa como a personificação de tudo o que é bom e a considerar seu irmão, Scar, praticamente o oposto. Ainda assim, Scar tem seus fãs devido ao nível de inteligência que possui e porque alguns o consideram um personagem simpático até certo ponto.
Embora Mufasa seja considerado onisciente, havia coisas que Scar sabia melhor ou pelo menos antecipava, enquanto Mufasa não sabia. Por outro lado, Mufasa certamente acertou em cheio com uma série de suas próprias crenças, então vale a pena dar uma olhada mais profunda em onde os irmãos leões provaram estar certos.
Mufasa confiaria nele apesar de sua vilania
Scar está facilmente entre os piores irmãos da história da Disney, considerando que ele matou seu próprio irmão, embora ele também seja um candidato a um dos vilões mais inteligentes. As hienas estavam céticas se Scar conseguisse arrancar suas maquinações debaixo do nariz de Mufasa e foi exatamente o que ele fez.
Scar deixou seu aborrecimento com Mufasa bem conhecido, ao qual este último nada fez e descartou como parte da personalidade de Scar. Mufasa continuou a confiar nele, enquanto clamava por seu irmão para salvá-lo sem perceber que era Scar quem planejava sua morte o tempo todo.
Que ele foi tratado como um inferior no orgulho
Os temas mais profundos por trás do filme são porque ele é considerado, sem dúvida, o melhor recurso da Disney com temática de animais de todos os tempos. Embora os jovens telespectadores possam pensar em Scar como um vilão puro e simples, ele não estava errado em sentir que estava sendo tratado como inferior a Mufasa.
Afinal, Mufasa o degradou, mesmo que ele não percebesse, como evidenciado pelo fato de que ele o chamou de “Cicatriz” por causa da picada de cobra em seu olho, que era um apelido que seu irmão não gostou. Scar também não tinha respeito nas Terras do Orgulho, então ele estava certo em sua crença de que ele não estava verdadeiramente incluído no orgulho.
Que Simba Cairia em Seus Truques
Era uma aposta apostar no exílio de Simba do clã pelo que aconteceu com Mufasa, mas Scar estava certo em correr esse risco calculado. Seu plano envolvia fazer Simba acreditar que ele havia causado a morte de seu pai ao enquadrar Simba como o instigador e vítima do resto do clã.
Embora tenha sido impedido por Simba quando este voltou como um adulto, Scar teve sucesso em seu objetivo inicial de remover Mufasa como rei e eliminar Simba de estar na linha para o trono. Mesmo com sua derrota final, ninguém pode alegar que ele errou ao seguir seu plano.
Que Ele Teria Seus Seguidores
Scar afirmou que seria aceito como rei e precisava ter sua chance de reinar no comando. O primeiro filme deu a impressão de que ele estava em negação, mas a sequência revelou que ele tinha vários seguidores, alguns dos quais eram fanaticamente leais a ele.
Zira criou sua família em devoção à memória de Scar, com Kovu forçado a pensar em Scar como uma espécie de anjo da guarda. A afirmação de Scar de que ele seria um rei com seus leais era verdade, o que significa que ele tinha algum nível de habilidade de liderança e carisma.
Sua crença de que os sucessores devem ser escolhidos com base em habilidades
Para um personagem que parecia ser fraco de espírito, Scar deu um grande show na cena de luta épica durante o clímax do Rei Leão. Ele tinha habilidades e pensava que os reis deveriam ser selecionados com base na aptidão, ao invés de quem fosse o primogênito.
Scar rejeitou Nuka em favor de Kovu como seu sucessor, o que seria contra a alfândega, mas foi a decisão certa porque Kovu era realmente competente. Na verdade, Simba acabou escolhendo Kovu para ser o futuro rei também, então o processo de pensamento de Scar foi aceito no clã indiretamente.
A forma como o círculo da vida funciona
Mufasa procurou transmitir sua sabedoria a Simba ensinando-lhe como o mundo funciona. Ele disse ao filho que o círculo da vida era absoluto e que todos eles tinham um papel a desempenhar nele. Isso incluía manter a ordem natural das coisas, pois os animais que eles caçavam também deveriam ter seu espaço.
Scar não concordava com a filosofia de vida de Mufasa e deu rédea solta às hienas, o que acabou fazendo os animais fugirem e deixando os leões com pouca comida para sobreviver. As palavras de Mufasa significavam que havia um equilíbrio no universo que precisava ser respeitado, e Simba teve a sorte de ver isso no final.
Simba foi seu legítimo sucessor
A alegação de Simba de não ser capaz de esperar até que se tornasse um rei é uma frase que vive sem pagar aluguel na mente dos fãs da Disney, especialmente depois daquele grande número de dança. Enquanto Scar e Zazu pensavam que Simba era um filhote pobre para ser moldado para o papel, Mufasa estava confiante nas habilidades de seu filho.
Demorou muito para que isso se tornasse realidade, mas Simba deixou seu pai orgulhoso ao se tornar o verdadeiro rei das Terras do Orgulho. Mufasa estava correto em sua crença de que Simba seria um rei sábio, em vez de alguém que simplesmente herdou o trono, com seu filho inaugurando a era de ouro das Terras do Orgulho.
Para reunir os orgulhos do Leão
Mufasa apareceu no segundo filme em sua forma espiritual para guiar seu filho no caminho certo. Simba tinha rancor dos seguidores de Scar, pensando que eles não mereciam fazer parte das Terras do Orgulho. Ele não estava disposto a ouvir Kiara e Kovu até que o espírito de seu pai deu ao casal sua bênção.
Mufasa nunca foi contra a ideia de uma família mesclada, já que seu principal objetivo era a harmonia dentro das Terras do Orgulho. Os ex-párias foram eventualmente aceitos de volta mais uma vez, com os espíritos de Mufasa dando a Simba sua aprovação da vida após a morte.
Para abraçar o passado e criar um futuro melhor
A filosofia do círculo da vida de Mufasa também incluía superar os erros do passado assumindo a responsabilidade. Ele não estava zangado com Simba no papel que seu filho desempenhou para causar sua morte porque Mufasa acreditava que não havia necessidade de carregar o arrependimento como um fardo.
Simba passou a ver as coisas da maneira de Mufasa quando conheceu Rafiki, que transmitiu a sabedoria de Mufasa a seu filho. Foi aceitando o que ele tinha feito que Simba foi capaz de seguir em frente, com isso permitindo-lhe perceber Mufasa na vida após a morte.
Família é a coisa mais importante
Mufasa gostava de afirmar que todos os animais eram “um”, considerando seu orgulho ser a família que precisava permanecer unida para que o reino pudesse funcionar. Mufasa também confiava na família porque ela é necessária para a felicidade pessoal de todos, e Simba precisava disso em sua vida.
Foi devido à esperança de incutir esses valores em seu filho que Mufasa enfatizou a importância de ficarmos juntos. Scar nunca considerou o fato de que Mufasa teria estendido o mesmo cuidado para com ele porque eles eram irmãos, e ele foi deixado sozinho com ninguém além dos rejeitados para chorar por ele.