Disney Plus retira do seu catalogo filmes com conteúdos preconceituosos
Os filmes ainda podem ser vistos nos perfis comuns
A Plataforma Disney+ recentemente adicionou um aviso sobre preconceitos e esteriótipos em alguns filmes antigos da Disney.
Mas agora optaram por remover de vez esses conteúdos de sua plataforma. No topico “ajuda sobre perfis para crianças” é possível encontrar o aviso sobre os conteúdos que foram retirados recentemente.
Filmes indisponível
Os filmes que já foram retirados são: A dama e o vagabundo, Aladdin, As aventuras de Peter Pan, Dumbo, Mogli, Aristogatas e A Cidadela Robinson.
A explicação do porque os filmes foram considerados negativos está no Stories Matter no site da Disney. Confira uma parte da explicação sobre o filme Aristogatas:
O gato é retratado como uma caricatura racista de pessoas do leste asiático, com exagero em traços estereotipados como os olhos puxados e dentes salientes. Ele canta usando inglês com sotaque, sua voz foi feita por um ator branco e ele toca piano usando palitinhos. Esta retratação reforça o estereótipo de “estrangeiro perpétuo”, enquanto o filme também apresenta letras que zombam do idioma e cultura chineses.
Os filmes não vão aparecer nem se for procurado na caixa de pesquisa de um perfil infantil. Se procurado em um perfil comum uma mensagem é apresentada antes da reprodução.
Esta iniciativa da empresa está focada em seus conteúdos mais antigos que possuíam caracteres que podem ser considerados ofensivos mas na época eram ignorados.
Com as novas políticas de conteúdo, as empresas estão tendo mais cuidado sobre o tipo de imagem querem passar para seus clientes.
Uma empresa como a Disney que sempre levantou a bandeira de ser para todos os públicos não pode se dar ao luxo de ofender alguém com uma representação negativa.