Em 1977, o mundo foi apresentado à Star Wars e, desde então, o universo nerd não tem sido mais o mesmo.
Até mesmo quem não está ligado ou nunca assistiu nada sobre os filmes, conhece alguns dos personagens, principalmente a figura sombria de Darth Vader, ou sua icônica cena de revelação a Luke Skywalker.

A obra de George Lucas revolucionou o mundo geek como nunca havia acontecido antes. Conta com nove filmes e dois spin-offs. Star Wars foi lançado nos cinemas quase que sem pretensão nenhuma, e seu sucesso foi absurdo! Em 1978, a obra recebeu nada menos que 10 indicações ao Oscar.
Em 04 de maio, é comemorado o Dia de Star Wars. Esse foi o dia escolhido por em inglês “May the 4th”, soa como a famosa frase dita na franquia “May the Force be with You” (Que a Força esteja com você).
O primeiro filme saiu apenas com o título “Star Wars”. Em Seguida, foi lançado Star Wars: Episode V – O Império Contra Ataca e, depois, Star Wars: Episode VI – O Retorno do Jedi.
Essa era a triologia original. Dezesseis anos depois, o prequel de uma nova triologia foi anunciado. Tivemos, então, Star Wars: Episode I: A Ameaça Fantasma. E, em seguida, Star Wars: Episode II- Ataque dos Clones e depois Star Wars: Episode III – A Vingança dos Sith.
Em 2015 foi lançado Star Wars: Episode VII – O Despertar da Força e em 2016 Rogue One. Já em 2019, tivemos Star Wars: Episode IX: A Ascenção Skywalker.
Em 2012, a LucasFilm, produtora de George Lucas, foi vendida a Disney e garantiu, assim, uma nova etapa para a franquia.
Star Wars não só revolucionou o mundo dos cinemas, como também o mundo fora dele. Foi Star Wars que deu início aos blockbusters, pois, em seguida, brinquedos, desenhos para colorir, jogos e livros sobre a saga foram lançados e ainda são.
Sendo você, ou não, um apaixonado pela saga de Luke Skywalker, da Princesa Leia, Han Solo, R2D2, C-3PO e do carismático Chewbacca, preparamos uma listinha com quinze curiosidades sobre os bastidores da história, e ideias que se passaram pela cabeça de George Lucas. Dá uma olhadinha abaixo e “Que a Força esteja com você”!
- Darth Vader foi o primeiro personagem criado pelo diretor George Lucas, mesmo tendo um tempo limitado de tela.
- R2-D2 podia falar normalmente no começo, mas suas falas foram retiradas. Além disso, o nome R2-D2 surgiu quando um editor de som pediu ao diretor, em uma outra produção, o R2-D2, que seria o Rolo#2 (Reel 2) do Segundo Diálogo (Dialog 2). Ele gostou tanto da abreviação e da sonoridade dela, que guardou para utilizar futuramente.
- Chewbacca foi inspirado no peludo e grande cachorro de 58kg de George Lucas.
- O rosto de Yoda é uma mistura do rosto do responsável pelos efeitos especiais, misturado com o de Albert Einstein, que inclusive é a inspiração para o famoso personagem.
- Luke iria se chamar Starkiller, mas mudaram de ideia durante a pré produção do filme.
- Ben Burtt foi o responsável pela respiração icônica de Darth Vader. Ele gravou a própria colocando um pequeno microfone no bocal de um respirador de mergulho.
- Em O Império Contra-Ataca, os planos eram de que a revelação da irmã de Luke, fosse feita pelo fantasma de Anakin Skywalker e ele não seria Darth Vader. Anakin e não Obi-Wan, também seria a pessoa que separou os gêmeos para protegê-los de Vader. A princesa ainda se chamaria Nellith Skywalker e estaria treinando assim como o irmão para derrotar os Sith.
- A linguagem dos Ewoks foi baseada em um documentário feito no Tibetee muitos nativos foram entrevistados para que os personagens tivessem sua própria língua.
- Há muitas participações especiais em O Despertar da Força. Daniel Craig, conhecido por viver o famoso espião de 007, foi o stormtrooper que prende Rey em sua cela na Base Starkiller e Simon Pegg, de Todo Mundo Quase Morto, foi o alienígena comprador de sucatas.
- Uma das ideias descartadas por George Lucas, era de que o elenco principal fosse formado por anões. Han Solo seria um alienígena, e Luke Skywalker teria 60 anos.
- Um dos mais recentes filmes da franquia carrega diversas referências: Rogue One. Além disso, Grand Moff Tarkin só voltou ao filme por causa da computação gráfica, que deu ao ator Guy Henry as feições de Peter Cushing. O ator britânico faleceu em 1994.
- Darth Vader foi dublado por James Earl Jones, seu corpo era o do ator David Prowse, de Laranja Mecânica, e Sebastian Shawn foi o interprete do vilão sem capacete.
- Vader é quem seria um caçador de recompensas intergaláctico, e não um Jedi caído, mas essa característica ficou para Boba Fett. O diretor ainda pensou em colocá-los como irmãos, mas desistiu da ideia.
- O ator que faria o Tenente Scheckil, aquele que captura Leia em Bespin, acabou se ausentando durante a gravação e o interprete de Boba, Jeremy Bulloch, acabou por interpretá-lo. Além disso, em A Vingança dos Sith, ele fez o papel de um piloto.
- No livro Star Wars: From a Certain Point of View e no conto There Is Another é revelado que Yoda não queria treinar Luke, e só o fez por insistência de Obi Wan. Ele tinha preferência por treinar a Princesa Leia.
Leia também: Como Decorar um Casamento Nerd
Gostou das curiosidades? Comente abaixo!
Uma resposta