Não é nenhuma surpresa para os fãs dos quadrinhos e das adaptações para cinema e tv que um personagem pode ter várias versões diferentes, cada uma mais interessante que a outra.
Quando o assunto é multiverso, a DC não brinca em serviço. Atualmente contando com 52 Terras alternativas, o multiverso da editora vem sendo explorado pelos artistas das formas mais inusitadas possíveis.
Produto de uma dessas histórias singulares, um personagem ganhou bastante destaque por sua personalidade que mescla a inteligência e o preparo de Bruce Wayne, a loucura e excentricidade do Coringa.
Quem é o Batman que ri?
Originalmente o Bruce Wayne de uma das Terras no Multiverso das Trevas, o Batman que ri nada mais é que o Batman infectado por um veneno do Coringa que se tornou o grande conquistador do seu mundo após matar todos que ousaram desafiá-lo. Com a chegada de Barbatos e o aviso de que o Multiverso das Trevas está em vias de sua destruição, o Batman que ri chega à conclusão de que para sobreviver ele precisa invadir e conquistar o Multiverso principal. Mas como o famoso Cavaleiro das Trevas abandonou seu senso de moral a ponto de se tornar um dos vilões mais temidos e insanos, pior até que o próprio Coringa?

Fonte/Reprodução: original.
O Bruce Wayne daquela Terra não poderia imaginar que um dia seria pego no plano mais assassino e sangrento do Coringa. Sabendo estar à beira da morte, o Palhaço do Crime deu início a uma chacina como nunca vista na cidade de Gotham, levando à morte de todos os principais vilões do Morcego e de seu amigo, o comissário Gordon. Não bastando a surra que o Coringa infligiu a um Batman fraco e drogado, ele quis recriar a tragédia da morte dos pais de Bruce matando várias pessoas na frente de seus filhos e infectando as crianças com a Toxina do Coringa.
Livre da droga que o havia deixado fraco, Batman mata o Coringa sem saber que fazendo isso acabaria inalando um veneno que faria sua mente tão louca quanto a de seu inimigo. A toxina ainda permitiu a Bruce tempo para criar um plano de contenção: treinando os seus pupilos, a bat-família, com o objetivo de pará-lo.
No entanto, a sessão de treinamento não acaba bem e o Batman que ri faz sua primeira aparição atirando em toda sua família. A partir daí, começou o declínio do Cruzado Encapuzado até a cruel brutalidade que é característica do Batman que ri.
Sozinho, o Batman que ri já é assustador o suficiente, mas a sua equipe consegue trazer terror e desespero aos corações dos seres poderosos do universo DC. Quando o Multiverso das Trevas finalmente conheceu a ruína, as outras versões vilanescas do Batman que moravam lá foram recrutadas pelo Batman que ri de modo a tomar o Multiverso principal. Conhecidos como Cavaleiros das Trevas, eles juntam poderes dos outros integrantes da Liga da Justiça, como supervelocidade e até poderes de um grande inimigo do Superman, o Apocalipse.
De que Terra o Batman que ri veio?
No multiverso da DC, cada Terra tinha sua contraparte negativa. Logo para à Terra 1 havia a Terra -1 e para à Terra 2 existia à Terra -2 e assim por diante. Essas Terras eram mantidas pelo grande dragão Barbatos, que roubou a habilidade de criar universos do verdadeiro Forjador de Mundos, instituindo então o Multiverso das Trevas. O Batman que ri veio da Terra -22, mas ele não é o único Cavaleiro das Trevas originário desse multiverso sombrio.
Terá um filme do Batman que ri?
Sem dúvidas, seria incrível ver o Batman que ri num filme live action. Apesar de termos visto recentemente o sucesso de um filme baseado em outro vilão sanguinário da DC Comics, o Coringa (2019), e estarmos a esperar Adão Negro, não foi confirmada nenhuma adaptação centrada no Batman que ri.
Em qual HQ aparece o Batman que ri?
O primeiro indício da existência do Batman que ri foi na HQ Dias das Trevas: A Forja, prelúdio de Noites das Trevas: Metal roteirizada e desenhada por Scott Snyder e Greg Capullo. O personagem também serviu de principal vilão de Batman/Superman de 2019 ao lado de Lex Luthor.
Gostou de saber mais sobre o Batman que ri? Corre para ler as séries em que essa e outras versões sinistras do Batman aparecem, porque certamente o Bruce Wayne mais maligno do Multiverso da DC será muito importante para o futuro da editora.