Afinal, qual anime veio primeiro? Cavaleiros do Zodíaco ou Dragon Ball?

2

Popularmente conhecidos pelo público brasileiro, os animes dos Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball vez ou outra reacendem debates acalorados  entre as suas fanbases, principalmente quando se trata de níveis de poder, popularidade, personagens, história, etc.

Recentemente, no BBB 22, os participantes Pedro Scooby e Douglas Silva, levantaram um debate sobre quem é mais antigo na cultura pop? Douglas, defendeu que Dragon Ball teria vindo antes, contudo Scooby ressaltou que o Dragon Ball só despontou em popularidade, graças ao boom gerado antes pelo anime dos Cavaleiros.

Neste artigo falaremos um pouco sobre ambos e explicar quem tem razão nessa discussão, mas antes disso falamos resumidamente sobre cada história.

O que é Dragon Ball e cavaleiros do zodíaco?

Criado por Akira Toriyama, Dragon Ball acompanha a história do pequeno Goku, enviado à terra como “último” Sayajin sobrevivente do Planeta Vegeta. 

Na terra, Goku descobre ser muito diferente dos demais habitantes humanos, o que é demonstrado através do seu nível de poder, força e agilidade frente aos seus amigos e inimigos que enfrenta ao longo da história na sua busca pelas famosas Esferas do Dragão.

O que é Dragon Ball e cavaleiros do zodíaco?
Entenda o que e cada anime Dragon ball e Cavaleiro do zodiaco.
Fonte/Reprodução: original.

Os Cavaleiros do Zodíaco, por outro lado, não envolve necessariamente um alienígena, embora tenha elementos de tal, mas assim como Dragon Ball, possui um órfão como protagonista, seu nome: Seiya.

A história acompanha a trajetória de Seiya, que após se tornar o Cavaleiro de Pégaso, embarca em uma jornada para reencontrar a sua irmã desaparecida, após ir ao santuário onde obteve a sua armadura.

Mas, afinal, quem está certo? Qual o mangá veio primeiro?

Antes de responder à pergunta, precisamos contextualizar às duas histórias para os novos leitores, afinal, o anime tem quase 30 anos de história, mas a sua raiz vem bem antes disso.

Voltemos à década de 80, com a criação dos mangás dos Cavaleiros do Zodíaco por Masami Kurumada, no ano de 1985, e Dragon Ball por Akira Toriyama, em 1984, ambas pela mesma revista, a Weekly Shonen. Ou seja, se formos entrar no cerne de quem surgiu primeiro, independente da mídia, a aventura de Goku e seus amigos veio um pouco antes.

Qual anime veio primeiro?

Geralmente quando um mangá apresenta grande popularidade, uma das consequências é a sua adaptação para o formato de anime ou animês(para os mais íntimos), e não foi diferente com Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco.

Com sua estreia em fevereiro de 1986 pela Fuji TV, Dragon Ball contou com 153 episódios. No mesmo ano, em outubro, estreou o anime dos Cavaleiros do Zodíaco, com 114 episódios, ou seja, no contexto animado, Dragon Ball também chegou primeiro.

No Brasil quem veio primeiro entre Dragon Ball e cavaleiros do zodíaco?

A discussão, no entanto, muda um pouco de figura quando a contextualizamos no cenário brasileiro.

Como assim? Embora Dragon Ball tenha surgido primeiro em mangá e anime no Japão, os Cavaleiros do Zodíaco despontaram antes no Brasil, transmitido pela extinta TV Manchete em 1984. 

Foi graças a atenção e popularidade gerada pelos Cavaleiros em relação aos animes, que outros canais investiram na importação de outros nomes que viriam a se tornar tão populares quanto, entre eles Dragon Ball, trazido ao Brasil pelo SBT em 1996.

Vale ressaltar, que o ponto máximo de popularidade de Dragon Ball só ocorreu em 1999, com a transmissão de Dragon Ball Z, pela Band Kids, saga que acompanha Goku já em fase adulta, enfrentando inimigos bem mais poderosos que aqueles apresentados em Dragon Ball.

Neste sentido, se formos considerar o contexto brasileiro, Pedro Scooby de certa forma tem razão, pois Dragon Ball cresceu graças a popularidade dos Cavaleiros, pois foi este que direcionou a atenção do público para os animes. No entanto, no cenário japonês e Mundial, Dragon Ball chegou e se tornou popular bem antes do nosso querido Saint Seiya.

Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More