Embora os fãs gostem de pensar que sabem tudo sobre o Boy Wizard, existem alguns detalhes que a maioria dos fãs esquece do Livro Um.
O primeiro livro da série Harry Potter pode parecer o mais simples, mas inclui muitos pequenos detalhes que agem como prenúncio, desenvolvimento do personagem e pequenas dicas sobre o que está por vir. Nem todos entraram na versão cinematográfica de Harry Potter e a Pedra Filosofal, é claro, já que muitos momentos tiveram que ser cortados para que o filme tivesse uma duração razoável.
Todas as coisas mais importantes sobre Harry aconteceram, é claro – seu tempo com os Durselys, sua cicatriz, suas aventuras em Londres com Hagrid e seu primeiro ano em Hogwarts, mas para os fãs que não releram o livro que começou tudo em um tempo, é provável que haja alguns detalhes que são facilmente esquecidos … mesmo que eles possam ser mais importantes do que parecem à primeira vista!
8 – Ele estava ‘acostumado com aranhas’
Um dos muitos pequenos momentos que não passaram do livro para o filme foi quando Harry acordou em seu armário e puxou uma aranha de uma meia. O livro então diz “Harry estava acostumado com aranhas, porque o armário embaixo da escada estava cheio delas, e era lá que ele dormia”.
Isso parece um pequeno detalhe no livro – algo para mostrar o quão difícil Harry tinha as coisas em casa, e para enfatizar que ele vivia literalmente em um armário, não em um pequeno cômodo convertido. No entanto, isso entra em ação mais tarde, quando Ron e Harry encontram Aragog – e suas reações são informadas por suas histórias com aranhas. Harry, que estava ‘acostumado com aranhas’, é surpreendentemente calmo com relação à acromantula gigante. Ron, traumatizado por seus irmãos transformando um ursinho em uma aranha, tem pavor deles.
7 – Ele recebeu uma meia como presente
Na corrida para o décimo primeiro aniversário de Harry, ele relembra os presentes que ganhou dos Dursley no ano anterior – um cabide e um par de meias velhas de Vernon. Obviamente, isso tem a função de enfatizar as diferenças entre seu aniversário e o de Duda, dada a quantidade de presentes e a forma como ele é tratado. No entanto, também é um paralelo interessante que é facilmente esquecido.
Ele pensa em receber uma meia velha como presente apenas alguns momentos antes da chegada de Hagrid, e essencialmente o liberta da servidão – já que ele foi feito para cozinhar e limpar para os Dursleys, e até mesmo estaria usando ‘trapos’ cinza – roupas velhas de Dudleys tingido de cinza para um novo uniforme escolar. Mais tarde, ele conhece Dobby, que usa trapos cinza e vive em uma servidão miserável como o elfo doméstico Malfoy. E, claro, ele dá a Dobby uma meia velha, que o liberta!
6 – Ele Cresceu o Cabelo Magicamente
Harry, como muitos jovens bruxos e bruxos, descobre que acidentalmente faz mágica quando está chateado ou com raiva – e o exemplo mais óbvio disso no livro e no filme é quando ele liberta a cobra no zoológico. No filme, essa é a única instância em que isso acontece, mas no livro há uma lista muito mais longa desses exemplos.
A primeira é quando sua tia fica brava com o cabelo dele por estar sempre espetado para todo lado, e um dia corta tudo com um corte que parece horrível. No entanto, Harry se lembra de que voltou a crescer magicamente durante a noite, e ele não conseguia explicar. Essa também é uma boa maneira de enfatizar como seu cabelo está rebelde – um detalhe que nunca se traduz na tela.
5 – … e voou para o telhado da escola …
Outro momento em que Harry se lembra de alguma magia acidental é quando ele estava sendo perseguido por Duda e sua gangue de valentões, e de alguma forma acaba no telhado da escola. Ele se lembra de ter se metido em apuros por causa disso e de tentar explicar pensando que só deu um salto com força.
Isso pode ser visto como apenas mais um exemplo de suas habilidades mágicas aparecendo, mas também pode ser considerado uma dica de suas futuras habilidades em voar. É um pouco exagerado, no entanto, fala para seu conforto com alturas e usá-los para escapar de seus problemas!
4 – … e virou a peruca do professor dele azul
Quando Harry está esperando para ser selecionado, ele se descreve como o mais nervoso que já se sentiu sobre alguma coisa – mesmo quando teve que dizer aos Dursleys que de alguma forma ele deixou a peruca de seu professor azul!
Mais uma vez, este é um exemplo dele fazendo mágica acidentalmente quando era jovem – embora não esteja totalmente claro o que o professor o incomodava tanto. No entanto, também prenuncia um pouco de temperamento atrevido, algo que surge quando ele volta a falar com Snape e, mais tarde, com Umbridge. Teria sido hilário se Harry tivesse mudado o cabelo de algum dos dois para o azul!
3 – Ele não deveria originalmente ir para o zoológico
A viagem de Harry ao zoológico para o aniversário de Duda é uma grande parte do livro e do filme, pois mostra as habilidades mágicas de Harry claramente, incluindo sua habilidade de falar Língua de cobra, mas há uma grande diferença entre o livro e o filme no corrida para esta cena. No cinema, ele sempre deve ir com a família, mas nos livros, é explicado que ele nunca sai para passear e, em vez disso, fica com a Sra. Figg.
Este detalhe, como tantos outros, mostra o quão mal ele foi tratado, mas também serve como a primeira introdução a dois outros personagens da série: Sra. Figg, que mais tarde é revelada como pertencente à Ordem da Fênix, e Marge, quem é a tia que ele explode (e quem é sugerida como uma babá em potencial para o dia).
2 – Ele se lembra de ter conhecido outras bruxas e bruxos
Em duas cenas diferentes do livro, Harry se lembra de ter visto bruxas e bruxos antes. Na primeira vez, ele não sabe o porquê, só que uma mulher de verde acenou para ele em um ônibus e um homem de cartola apertou sua mão – ele reconhece que são um pouco estranhos, mas não sabe por quê eles estariam interessados nele. Mais tarde, quando ele conhece as pessoas no Caldeirão Furado, ele diz a Dedalus Diggle que se lembra dele fazendo uma reverência em uma loja uma vez, e o mago fica emocionado ao ser lembrado pelo grande Harry Potter.
Não está claro por que esses momentos são deixados de fora, como nos filmes, ele simplesmente parece surpreso ao conhecer todos. No entanto, eles são amplamente sem importância, embora sugiram que ele tem um pouco mais de percepção sobre o Mundo Mágico do que ele percebeu a princípio.
1 – Ele foi ‘resgatado’ pelo professor Quirrell
Tanto nos livros quanto nos filmes, Harry, Ron e Hermione acabam no corredor proibido do terceiro andar, onde Fluffy está guardando a pedra – mas nos livros, Harry e Ron realmente tentam passar por aquela porta outra vez. Eles acidentalmente tentam abri-lo, confusos sobre onde estão, e são pegos pelo Sr. Filch, que os repreende (e parece que nunca mais confia neles!). De acordo com o livro, o Sr. Filch “estava ameaçando jogá-los nas masmorras quando foram resgatados pelo professor Quirrell, que estava passando”.
Claro, os leitores mais tarde perceberão que Quirrell não estava apenas ‘passando’, mas com toda a probabilidade estava tentando descobrir o que estava lá, o que estava guardando a Pedra e como passar por isso! É uma pequena dica sobre seus motivos ocultos que passa facilmente despercebida e foi presumivelmente deixada de fora para garantir que a revelação final de Quirrell como o vilão seja ainda mais chocante.
Cultura pop em primeiro lugar!
Se você adora cultura pop não pode perder nossas super listas, fique atento ao Real Nerd e encontre as mais divertidas matérias sobre animes, games e tudo que envolve este mundo de conteúdo.