11 Curiosidades sobre Dicionários Fantásticas para Nerds

0

Você já parou para pensar nas curiosidades que envolvem os dicionários? Estes livros que contêm as palavras da língua e definições para elas são extremamente úteis, mas também podem ser surpreendentes. Se você deseja saber mais sobre os dicionários, aqui estão 11 curiosidades que você precisa conhecer. 

13696138-estante-para-livros-5-prateleiras-roma-euro-office-siena-moveis-7898518228893-2_zoom-1500x1500-1117092-7673653

1. Segundo andrehp.com, o primeiro dicionário moderno foi publicado em 1604. O dicionário foi escrito por um professor de Cambridge chamado Robert Cawdrey e foi intitulado “Table Alphabeticall”. Ele continha mais de 2.500 palavras e era usado para ajudar as pessoas a se comunicarem melhor. 

2. O maior dicionário do mundo é o Oxford English Dictionary. Ele contém mais de 600.000 palavras e tem mais de 20 volumes. É considerado a autoridade definitiva no idioma Inglês e é usado por acadêmicos, escritores, editores e tradutores em todo o mundo. 

3. Os dicionários não são apenas usados para encontrar palavras e definições; eles também fornecem informações sobre a história da língua, sua origem, etimologia e pronúncia correta das palavras. Alguns dicionários também contêm exemplos de frases e sentenças que mostram como usar as palavras corretamente em contexto. 

4. Existem muitos tipos diferentes de dicionários, incluindo dicionários gerais, especializados, técnicos, de sinônimos e antônimos, entre outros. Eles são usados para fins diversos, desde ensinar crianças a ler até ajudar profissionais a encontrar palavras específicas para trabalhos técnicos complexos. 

5. O primeiro dicionário de sinônimos foi publicado em 1709 por Peter Mark Roget, um médico inglês. Ele começou a trabalhar no projeto quando tinha apenas 12 anos de idade! Ele passou décadas trabalhando no projeto e seu trabalho foi usado como modelo para futuros dicionários de sinônimos. 

6. Existem várias teorias sobre o local de origem dos dicionários modernos. Algumas pessoas acreditam que os primeiros foram criados na Grécia antiga por um filósofo chamado Crates of Mallus; outros acreditam que os primeiros foram criados na China durante a Dinastia Han; enquanto alguns acreditam que o primeiro foi escrito na Europa Medieval pelo poeta italiano Francesco Petrarca. 

7. Os livros de dicionário mais antigos eram conhecidos como “Lexicography” ou “Lexicons”. Esses livros eram basicamente compilações de palavras em ordem alfabética com definições curtas ou explicações sobre o significado delas. 

8. Os primeiros dicionários foram impressos em formato livro no século XVII, mas os primeiros computadores foram capazes de armazenar dados sobre as palavras já no século XIX. Esta tecnologia permitiu que os computadores fizessem buscas rápidas por palavras específicas e fornecessem informações detalhadas sobre elas mais rapidamente do que qualquer pessoa poderia fazer manualmente. 

9. Existem alguns dos maiores dicionários do mundo, incluindo o Longman Dictionary of Contemporary English (publicado pela Pearson Education) com mais de 5 milhões de palavras; o Merriam-Webster’s Collegiate Dictionary (publicado pela Merriam-Webster) com cerca de 4 milhões de palavras; e o Collins English Dictionary (publicado pela HarperCollins Publishers) com cerca de 3 milhões de palavras. 

10. Um estudo realizado na Universidade da Califórnia descobriu que as pessoas lembram melhor as definições quando elas são dadas em frases completas do que quando elas são apresentadas em apenas algumas palavras isoladas (chamadas “definições nominais”). Os pesquisadores concluíram que as frases completas permitem às pessoas compreender melhor o significado da palavra e lembrarem-se dele por mais tempo do que se fosse apenas uma definição nominal curta e direta. 

11. Um estudo realizado na Universidade da Carolina do Norte descobriu que as pessoas tendem a lembrar melhor as definições quando elas são dadas em um contexto visual (por exemplo, através de imagens) do que quando elas são apresentadas apenas por meio da linguagem verbal (através da leitura). Este estudo confirmou o fato de que os dicionários visualmente ilustrados podem ser extremamente úteis para ensinar as pessoas novas palavras e lembrarem-se delas com maior facilidade do que se fizessem somente leitura direta dos textos dos dicionários tradicionais. 

Se você é alguém que gosta de ler ou escrever, já parou para pensar nos benefícios dos dicionários? Eles podem ser usados não apenas para encontrar significados precisos e corretos para certas palavras; mas também podem nos ajudar a nos comunicarmos melhor através da linguagem verbal e visual – mesmo depois de anos decorridos desde sua primeira publicação!

Confira um diconário completo da lingua portuguesa: andrehp.com

Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More