Anime pode contar algumas histórias bem sombrias. Essas histórias pós-apocalípticas causaram uma grande impressão no público.
O mundo sempre parece acabar em anime. Explosões nucleares, pragas alienígenas, IA desonestos e milhares de outras ameaças estão varrendo a humanidade onde quer que apareçam. Mesmo assim, algo quase sempre escapa dos escombros. Os sobreviventes do antigo continuam no novo. Se o novo mundo é semelhante ao antigo é outra questão.
Às vezes é sobre como o mundo acaba, às vezes é sobre como ele se recupera. Às vezes, o anime pós-apocalíptico apenas se afunda em ruínas. As histórias sobre o final permitem saltos imaginativos para mostrar o que poderia ser e fazer o espectador pensar sobre o que é. Às vezes, basta curtir a atmosfera de alguns prédios abandonados.
10 – Humanity Has Declined
Humanity Has Declined não se parece com a maioria dos animes pós-apocalípticos. É brilhante, colorido e louco como os melhores desenhos animados das manhãs de sábado. Com a extinção uma ameaça iminente devido ao esgotamento dos recursos, a humanidade se volta para as fadas em busca de alimento.
Entre a premissa maluca e os gráficos otimistas, Humanity diminuiu ligeiramente se destaca da maioria dos outros animes do gênero. Uma vez que o protagonista atua como um mensageiro entre humanos e fadas, há muito espaço para travessuras entre as duas sociedades, das quais o enredo tira grande vantagem. Sob o exterior caloroso se esconde uma sátira social em várias camadas que vale a pena pular.
9 – Casshern Sins
O que é um sinal claro de que seu planeta está enfrentando uma jornada difícil? Não tendo um, mas dois apocalipses. Primeiro, as máquinas imortais e sencientes destroem a humanidade. Os robôs então perdem sua imortalidade, desencadeando a busca por Casshern, um híbrido robô-humano que é a chave para restaurar a imortalidade do robô, mas somente se ele for comido.
Em muitos aspectos, o oposto de um anime do dia-a-dia, Casshern Sins se esforça para revelar um mundo que é realmente estranho. Embora a amnésia que aflige Cassern possa ser um tropo cansativo, o show constantemente a usa de maneiras interessantes enquanto Casshern tenta desvendar por que tudo e todos desejam sua morte.
8 – Berserk
A definição de um mundo dark de anime. Berserk é a história de Guts, um mercenário em um mundo medieval distópico. Seja nudez, sangue ou traição implacável, Berserk não acerta nenhum golpe. Este não é um anime para os fracos de coração. No entanto, para aqueles com uma inclinação para o lado negro do tempo do fim, Berserk é uma jornada magistralmente organizada para a guerra e a psicologia do trauma e da violência.
Apesar da violência constante em que se envolve, Guts nunca se torna um personagem de primeiro grau. Sua relação com Griffith e Casca parece natural, suas interações orgânicas, principalmente graças ao diálogo bem construído. Esses são personagens importantes o suficiente para que a maioria dos espectadores os acompanhe em qualquer lugar.
7 – Sunday Without God
Depois que Deus deixou a terra, as pessoas não podem mais morrer e passar para a vida após a morte, exceto pelas mãos dos guardas das tumbas. O show segue dois agentes celestiais em sua missão de enviar almas por seu caminho não tão feliz: os amáveis, mas ingênuos, Ai e Hampnie, um estranho homem albino com o poder de se regenerar.
Sunday Without God é muito taciturno, mas mantém um ritmo rápido e oferece uma caracterização forte para manter os espectadores viciados. O segredo central de por que Deus persegue a terra abandonada ao fundo repetidamente, mesmo que Ai e Hampnie estejam ocupados com problemas mais imediatos.
6 – Neon Genesis Evangelion
Quando monstros semelhantes a mech chamados Anjos vêm à terra e quase os destroem em Neon Genesis Evangelion, Shinji Ikari de 14 anos e outros pilotos que trabalham para a organização NERV usam mechs gigantes chamados Evas para lutar. Apenas jovens de 14 anos, nascidos nove meses depois que os anjos chegaram à terra, podem conectar e controlar as Evas, colocando uma enorme pressão sobre os poucos pilotos por aí.
Talvez uma das razões pelas quais a série foi incrivelmente bem-sucedida financeiramente foi sua abordagem matizada das realidades psicológicas da vida pós-apocalíptica. Shinji está deprimido, propenso à introspecção melancólica e não consegue cumprir significativamente sua responsabilidade como salvador do mundo. Mas mesmo enquanto eles pesquisam esses tópicos, Neon Genesis Evangelion nunca se esquece de travar uma boa luta de mecha.
5 – Girls’ Last Tour
Girls ‘Last Tour continua sua premissa pós-apocalíptica de uma forma que a maioria dos shows não faz: seus protagonistas são em sua maioria os únicos personagens que você vê porque todo mundo está, bem, morto. O estilo de arte fofa não deve ser enganoso ao pensar que o tom é tão fofo, mesmo que seja um anime divertido, apesar de seu ambiente sombrio.
O design de som e a música da série são impecáveis enquanto Chito e Yuuri viajam pelo mundo em suas motocicletas, em busca de suprimentos, jogando lutas de bolas de neve e tentando ficar juntos. Como uma viagem meditativa por um mundo deserto, Girls ‘Last Tour é dolorosa, já que só o conteúdo pode ser que realmente aborda a empatia do público.
4 – Tokyo Ghoul
A cidade do título não está mais segura em Tokyo Ghoul. A humanidade vive com medo dos monstruosos demônios carnívoros que vivem ao seu lado e usam seus poderes para se esconder entre as pessoas de quem se alimentam.
Depois que um encontro fatídico transforma o estudante universitário Ken Kaneki em um híbrido meio-humano e meio-ghoul, ele deve levar uma nova vida secreta para que seu terrível segredo não seja descoberto. É um anime com gráficos deslumbrantes, ótimo, emocional e violento. Combinando cenas de batalha magníficas com desenvolvimento rápido de personagens e reviravoltas significativas na trama, Tokyo Ghoul é uma classe mestre em narrativa pós-apocalíptica.
3 – Attack On Titan
O ataque a Titã é requintado em todos os sentidos. Os remanescentes sobreviventes da humanidade são forçados a buscar refúgio em uma cidade fortificada depois que Titãs (humanoides gigantes e deformados) se espalham pelo mundo, devorando todos em seu caminho. Este não é um anime para crianças assistirem. O estilo de arte e animação, especialmente o combate, são um deleite para os amantes, mas é a narrativa profunda e comovente que cria o verdadeiro apelo da série.
Attack on Titan é tão violento e devastador quanto um anime, mas seu mundo (principalmente devido a essa violência e horror) está se desenvolvendo em um grau quase incomparável. Ataque a Titã tem conspiração após conspiração, traição após traição e um elenco que o público vai adorar, mesmo que sejam selecionados individualmente.
2 – Ergo Proxy
O Ergo Proxy começa quando as pessoas são forçadas a viver em cúpulas protetoras devido a um desastre ecológico. Inicialmente, sua sobrevivência é auxiliada pela presença de companheiros Android chamados AutoReivs, mas quando um vírus misterioso infecta os androides com sensação, a paz entre o homem e a máquina termina de forma abrupta e violenta.
Este par de desastres preparou o show para um mistério excelente. Sua protagonista, Re-L, é fascinante, com um estilo de arte tão icônico quanto a narrativa envolvente da qual ela é o centro das atenções. Sentindo-se como uma fusão de Ghost in the Shell e Blade Runner, Ergo Proxy é uma brilhante mistura de ficção científica e mistério e, sem dúvida, um dos melhores do gênero.
1 – Akira
A Terceira Guerra Mundial começou há 31 anos depois que um menino adquiriu poderes psíquicos e uma grande explosão abalou o mundo. No presente, o aparecimento de um novo clarividente preocupa as pessoas que uma segunda explosão, ainda mais catastrófica, ocorrerá em breve.
Junte políticos, projetos governamentais decadentes e talvez a maior motocicleta da ficção, e não é de se admirar que Akira continue sendo um dos animes mais comentados de todos os tempos. Sua história é lindamente estruturada e rápida, eliminando camadas de seu mundo justamente quando o público quer ver por baixo. O apocalipse não é muito melhor do que Akira.
Cultura pop em primeiro lugar!
Se você adora cultura pop não pode perder nossas super listas, fique atento ao Real Nerd e encontre as mais divertidas matérias sobre animes, games e tudo que envolve este mundo de conteúdo.
Faltou alguns clássicos hehe, mas todos esses são excelentes