A arte é intrinsecamente subjetiva e, enquanto alguns podem captar a mensagem por trás de uma obra de arte instantaneamente, outros podem precisar refletir sobre ela mais de uma vez para realmente apreciar sua beleza. Anime não é diferente, já que os espectadores geralmente precisam assistir a uma série mais de uma vez para entendê-la.
Embora haja muitos animes comerciais que podem ser vistos facilmente sem ter que pensar muito sobre eles, existe um lote especial que lida com assuntos complexos e requer mais de uma exibição para apreciação absoluta. Esses animes podem lidar com um cenário que os amantes do gênero já encontraram várias vezes. No entanto, a forma como estes animes lidam com estes cenários, usando simbolismo, alusões, implicações psicológicas e uma estrutura narrativa distorcida, é o que obriga os espectadores a pensar profundamente sobre eles.
10 – Ergo Proxy
Situado em um futuro pós-apocalíptico onde 85% da população humana foi eliminada após um desastre ecológico, Ergo Proxy conta a história de um mundo utópico onde humanos e andróides vivem juntos em harmonia – isto é, até que estes adquiram consciência. Distribuída por 23 episódios, a história deste anime é narrada de uma forma bastante diferente da maioria dos animes, contribuindo para a sua complexidade.
Além disso, trata de uma série de temas filosóficos e apresenta aos espectadores um simbolismo religioso complexo que não é fácil de compreender à primeira vista. É um anime como nenhum outro para entusiastas que realmente querem experimentar algo alucinante, e Ergo Proxy precisa ser assistido pelo menos duas vezes para ser totalmente compreendido.
Re-L Mayer
À primeira vista, Re-l parece uma garota distante, fria, insensível e quase apática; como cada cidadão de Romdeau foi treinado em um sistema de controle emocional rígido desde a infância para manter a indiferença, mas na verdade o encontro com o deputado a moldou mais do que ela deseja mostrar, tanto que nas únicas vezes que você a vê vê as lágrimas Estão na memória deste evento.
Re-l não é muito sociável e extremamente arrogante, e se comporta com os outros, fingindo desinteresse e superioridade, que podem advir de sua posição social como neta do regente; embora ela não goste de ser chamada de “excelência”. Sua posição levou ao fato de que ela às vezes foi tão mimada ao longo dos anos que a própria Iggy, infectada pelo Cogito, chama Re-l de “muito mais incompetente” do que ela pensa; Está implícito que ela não está acostumada a pentear o cabelo, não sabe cozinhar, teve uma carreira altamente dependente da comitiva e tem pouca habilidade para se adaptar às situações; o que os torna facilmente nervosos.
9 – Durarara !!
No distrito comercial de Ikebukuro, existe um submundo extenso e um estúpido em busca de sua cabeça roubada. O caos se desenrola quando os personagens mais desagradáveis do distrito entram em contato uns com os outros. Durarara !! pode ter um enredo básico, mas não é isso que confunde a maioria dos telespectadores.
Contado em um ritmo frenético, este anime transmite a história da perspectiva de pelo menos onze personagens existentes neste mundo fantástico. Os personagens que contam a história mudam quase todos os episódios, e às vezes até mesmo em um único episódio. Isso cria uma narrativa não linear que pode, às vezes, ser difícil ao acompanhar os aspectos mais sutis do anime. Altamente agradável quando entendido, este anime às vezes merece uma segunda visualização para compreender o que realmente está acontecendo em Ikebukuro.
Shizuo Heiwajima
Shizuo se apresenta aos telespectadores nos primeiros episódios como um cara são e violento que está no mesmo nível de personagens perigosos como Izaya Orihara e Simon Brezhnev. No entanto, fica implícito que ele fica quieto e indefinido na maior parte do tempo, simplesmente seguindo Tom como seu guarda-costas. Shizuo aparentemente não gosta de violência e tem dúvidas sobre sua própria força; Infelizmente ele tem um temperamento muito curto e quando fica com raiva, “seu corpo age por conta própria” e luta com uma força incrível. Essa natureza inquieta é a razão pela qual Masaomi Kida avisa Mikado Ryuugamine para ficar longe dele, junto com Izaya e os dólares, dizendo-lhe para “ficar à vontade para fugir dele” no mangá.
Mesmo que Shizuo usasse seu poder com frequência, ele estava (e ainda) preocupado com isso. Isso é provavelmente o resultado de eventos em sua infância, nos quais sua força levou outros a temê-lo, afastá-lo dos outros na escola e, às vezes, até mesmo ferir acidentalmente pessoas que eram importantes para ele. Os romances leves observam que Shizuo parece odiar tanto sua força quanto a si mesmo, e despreza tanto seu temperamento explosivo quanto sua incapacidade de mudar seus modos violentos. É mencionado que quando criança ele simplesmente suportou o “inferno eterno” que tomou conta de seu corpo com o tributo de seu poder, pois ele sentiu que era simplesmente uma materialização de sua própria raiva e, portanto, o que ele merecia.
8 – FLCL
FLCL de Kazuya Tsurumaki e Yōji Enokido, também conhecido como Fooly Cooly, é um dos animes mais icônicos que já foi criado, inspirando muitos projetos futuros de outros artistas. Lidando com o conceito de puberdade, FLCL certifica-se de que ele não segue os tropos comuns usados para lidar com esses tópicos e, em vez disso, cria um mundo de caos e perplexidade para melhor refletir o estado emocional e confuso do protagonista quando ele entra na adolescência.
Além disso, o anime joga pela janela todas as regras que governam o anime tradicional, criando um mundo flexível e fluido que faz até mesmo os personagens do anime se perguntarem sobre o que está acontecendo. Tendo apenas seis episódios, ainda pode ser bastante confuso. Portanto, uma segunda visualização nunca é uma má ideia.
Mamimi Samejima
Mamimi é uma piromaníaca solitária que tem uma tendência especial de chamar as pessoas e coisas de “Ta-kun” (às vezes soletrado “Takkun”) por seu apelido pessoal para o irmão de Naota e para a própria Naota. Você pode fazer isso porque está tentando. para substituir o relacionamento e os sentimentos que ela tinha com seu ex-namorado Tasuku. Ele mantém a diferença entre fantasia e realidade em um aperto quase quixotesco. Por exemplo, ele acredita que Canti é a manifestação de Cantido, o deus dos videogames que acende o fogo do qual queima coisas como vítima.
Ela também exala uma aura de vazio benigno que leva muitos do elenco a vê-la com desdém. Sua fala sugere estupidez e suas ações ingênuas, por exemplo, quando ela acredita (e continua a acreditar) que “Canti-sama” é um deus baseado no simples fato de que ele tem asas. Mamimi pode ser vista como uma falta de controle sobre sua vida ou força de vontade, daí o fumo quase constante e a dependência infantil de outras pessoas, seja Naota ou seu irmão Tasuku.
Na verdade, Mamimi pode ser extremamente destrutiva, mas apenas quando ninguém está olhando. Está implícito que ela é a causa de muitos incêndios que começaram em circunstâncias misteriosas e se tornaram parte dos rumores de Mabase. Naota confirma isso combinando seu amor por Fire Starter e Cantido, sacrifício e fumo com queima de sua velha escola anos atrás. Esse também foi o incidente que despertou sua obsessão por Tasuku, que se lembra de salvá-la de uma forma muito romântica.
7 – Steins;Gate
Entre as muitas séries de anime subestimadas dos últimos 20 anos, Steins; Gate merece uma menção especial. Uma série que trata fortemente do conceito de viagem no tempo, confusão e não linearidade são um dado adquirido.
Embora o enredo básico de uma conspiração global e de um autoproclamado cientista louco Hououin Kyouma pareça bastante simples, o fato de que lida com viagens no tempo torna obrigatório para os espectadores manterem a atenção. No entanto, ainda pode fazer com que os espectadores percam algo que o protagonista alterou no tempo e, consecutivamente, fiquem confusos com o efeito borboleta que causou. Um anime altamente divertido adaptado do popular videogame da 5pb, Steins; Gate também tem uma sequência igualmente alucinante conhecida como Steins; Gate 0.
Rintaro Okabe
Okabe é uma pessoa melodramática, excêntrica e raramente tsundere. Ele é um autoproclamado cientista louco que gosta de usar seu “nome verdadeiro” “Kyouma Hououin” e usa-o com frequência para se apresentar a outras pessoas. Na maioria das vezes, as pessoas parecem não se importar e se referem a ele pelo nome verdadeiro ou “Okarin” (seu apelido), para seu desgosto. Isso o torna um pouco hipócrita quando chama Kurisu por vários nomes que a irritam em vários graus. Por outro lado, há quem goste de seus apelidos, como Luka Urushibara com o nome “Lukako”, que alude carinhosamente à sua natureza feminina.
Okabe também era socialmente incompetente, a ponto de não ver absolutamente nada de errado em gritar na cara de Kurisu por chamá-lo de ‘Okabe’ em vez de ‘Hououin Kyouma’ e não entender por que chorou depois, embora ele explicasse isso sarcasticamente. Suas habilidades sociais eram tão pobres que Kurisu considera o menino Mayuri normal em comparação.
No entanto, ela não hesita em ajudar pessoas que nunca conheceu, como mostra seu primeiro encontro com Luka. Embora muito inteligente, Okabe é facilmente enganado; Quando Kurisu lhe mandou um e-mail dizendo que ele era um cabeça-dura, ele acreditou que era um elogio e não percebeu até mais tarde que essencialmente significava que sua cabeça estava cheia de ar.
6 – Paprika
Satoshi Kon raramente cria algo que não force os espectadores a parar e pensar, e Paprika não é diferente. Adaptado do romance homônimo de Yasutaka Tsutsui, Paprika trata do tema complexo de um dispositivo que pode ajudar a entrar nos sonhos de outra pessoa.
Sendo ambientado em um mundo de sonho, o tema é explorado magnificamente pelo uso de visuais extravagantes e uma complicada estrutura narrativa filosófica. Por ser um anime que inspirou um filme de Hollywood, além de ser a obra final de Kon antes de sua morte, Paprika merece uma segunda exibição se não por mais nada.
Atsuko Chiba
Como a Doutora: Atsuko é uma pessoa muito séria. Paprika revela que acredita que pode controlar os outros e que os outros devem ouvi-la. Ele se torna mais gentil depois de admitir seus sentimentos por Tokita Kōsaku.
Alter ego Paprika: Como Paprika, sua personalidade é quase o oposto de sua personalidade como médico. Paprika é uma mulher despreocupada, gentil e feliz.
5 – Neon Genesis Evangelion e The End Of Evangelion
Uma obra-prima psicológica, Neon Genesis Evangelion é um anime que abriu o caminho para que outras séries se tornassem médiuns para transmitir mensagens psicológicas e filosóficas complexas. Com um enredo que altera a mente de um futuro distópico, onde os pilotos Evangelion devem lutar contra criaturas conhecidas como Anjos, a série é sobre as experiências emocionais dos pilotos e as forças motrizes por trás da ação humana, ou inação.
Com uma trama complexa e sinuosa e estrutura narrativa, um final complicado e um final alternativo igualmente confuso em The End of Evangelion, essas duas séries de anime quase exigem uma repetição.
Shinji Ikari
Shinji inicialmente exibe uma personalidade passiva e descontraída e herda esses traços de sua vida descontraída com seu sensei. Quando informado para pilotar a Unidade-01, ele nega que não queira. Embora Shinji negue, ele anseia por elogios e, eventualmente, começa a pilotar a Unidade-01 para obter a aprovação e o amor de seu pai. Ele também repete para si mesmo: “Não devo fugir!”, Demonstrando ainda mais sua necessidade de seguir em frente e deixar o passado para trás.
Shinji mostra grande medo da dor emocional e de ser odiado ou deixado para trás, provavelmente devido a sua percepção de ter sido abandonado na juventude e depois se culpando por não ser bom o suficiente para ser seu pai e seguir em frente. Em geral, Shinji é introvertido e desconectado da realidade física, tendo pouco ou nenhum contato significativo com os outros. Em situações de festa social, ele se sente bastante desconfortável e muitas vezes tem dificuldade em controlar suas emoções em relação aos outros, pois é difícil para ele deixar o passado para trás. Ele é mostrado ao extremo desistindo de muitas vidas (incluindo a sua própria) para salvar uma pessoa.
4 – Texhnolyze
Imagine viver em um mundo niilista onde os recursos são escassos e a evolução humana parece ter atrofiado. Texhnolyze é um anime que apresenta esse mundo aos espectadores.
Contada em um ritmo implacável, dificilmente faz uma pausa para elaborar aspectos da história e, a menos que a série de eventos seja observada de perto, pode logo se tornar incompreensível. Embora possa ser uma série muito brutal de se passar, aqueles que não entenderam podem querer tentar novamente.
Ichise
Ichise é forte, frio e violento. Ele tem uma tendência fantástica de surtar em momentos muito inconvenientes. Sempre que algo o perturba, ele concentra quase toda a sua energia no esforço de destruir tudo o que o tocou. Devido à sua disposição, ele não é um personagem principal típico. Embora ele não esteja ativamente tentando machucar ninguém, ele tem pouco ou nenhum escrúpulo em machucar as pessoas, até mesmo para impedi-lo na rua.
Ele mostra pouca hesitação ou culpa quando sua mão nua cava no crânio de um homem e se junta às pessoas ao seu redor apenas por interesse pessoal ou mesmo porque elas lhe pediram, e não por idealismo ou heroísmo. Ichise repetidamente prova que ela está determinada a permanecer viva. Até Doc e Keigo Oonishi notam isso, o primeiro engraçado, o segundo irritado porque Ichise se recusa a morrer nos primeiros episódios quando ele realmente poderia.
Ele é muito calmo e raramente fala. Ele é geralmente calmo e controlado quando não é incomodado e raramente participa de socializações. No entanto, essa atitude vem do inferno silencioso que é sua vida, já que ele perdeu seus pais em uma idade jovem e cresceu como um forasteiro e participar de lutas ferozes é seu único meio de vida. Conforme a série avança, ele se torna um pouco mais aberto, mas permanece bastante cauteloso, a menos que alguém lhe faça uma pergunta diretamente.
3 – Monogatari Series
Existem séries de anime simples, e existem séries de anime como Monogatari. Distribuída em muitos episódios, a série inteira é tão confusa quanto parece, lidando com a complexa questão da saúde mental e a percepção humana dela.
Os aspectos mais confusos desta série têm que ser sua narrativa em várias camadas, os episódios serendipitosos, bem como as complexas questões psicológicas com que lida, muitas vezes substituindo-os por algo sobrenatural. Como há uma ordem cronológica confusa a seguir, a maioria dos espectadores desiste da série, pensando que não faz sentido. No entanto, uma segunda visualização pode mudar essa percepção.
Tooe Gaen
Em um sonho, Tooe ensina sua filha que ela é fraca. Afirmando que a vida de Suruga será mais perturbadora do que a de outras pessoas, ele ora para que Suruga aprenda a viver para esse agravamento. Tooe conhece uma maldição desde o momento em que as pessoas nascem. Essa maldição também se aplica à sua filha. Para Suruga, ele não consegue entender o que sua mãe queria apontar. A razão para isso entra em jogo quando ela morre.
No final do arco, Suruga se comunica com ela uma vez em outro sonho. Apesar de sua falta de entusiasmo, ela ouve o encontro de sua filha com um velho amigo. Tooe pergunta se Rouka Numachi não é remédio ou veneno e se é água (mais precisamente, água turva). Ela pede a Suruga que se identifique na primeira conversa entre os três. Depois que Suruga se reconheceu como uma inundação repentina, ele se despede na vida após a morte.
2 – Perfect Blue
Um anime que moldou e influenciou o desenvolvimento de muitos animes e filmes futuros, Perfect Blue é um dos melhores já criados. No entanto, não se pode negar que a natureza intelectual da anime também a torna por vezes difícil de compreender.
Embora a premissa básica possa ser facilmente compreendida, as poucas distorções entre realidade e fantasia que este trabalho magistral de Satoshi Kon cria às vezes podem fazer os espectadores se perguntarem se uma cena era real ou imaginária. O facto de Darren Aronofsky ter adquirido os direitos deste anime para recriar cenas e narrativas dos seus filmes Black Swan e Requiem for a Dream mostra porque é que este anime merece uma segunda visualização, se não for compreendido à primeira tentativa.
Mima Kirigoe
Durante sua carreira como ídolo pop, Mima era uma jovem de espírito livre, determinada a agradar seus fãs. Ela é doce, gentil, inocente e legal. Porém, quando ela mudou de carreira, uma fã se irritou e passou a segui-la, o que assustou Mima.
Quando ela é “estuprada” no set de Double Bind, Mima fica estressada, mentalmente e emocionalmente louca. Após os assassinatos de alguns dos produtores, roteiristas e Murano, o fotógrafo, ela pensa que perdeu a cabeça.
Pouco depois de saber a verdade com Rumi, que está delirando e acredita ser a “real” Mima, e depois de salvá-la da morte, ela pode seguir em frente com sua vida. Ela se tornou uma adulta independente e obstinada, com grandes expectativas de ser uma pessoa melhor e acreditar em si mesma.
1 – Serial Experiments Lain
Composto por uma narrativa desafiadora e uma técnica visual experimental, Serial Experiments Lain é heterodoxo de todos os ângulos. O anime é tortuosamente bem feito e aborda uma trama complexa que transmite uma filosofia e um discurso igualmente complexos.
Assistir a esse anime pode ser bastante desafiador e parecer uma jornada psicológica para os não iniciados. Muitas vezes considerado um dos animes mais complexos de todos os tempos, Serial Experiments Lain é uma espécie de versão de anime da Odisseia de Homero, e definitivamente requer uma segunda olhada para apreciá-la completamente.
Lain Iwakura
Lain é quieta e não fala muito, o que a leva a ser uma pária social. Seus olhos são suaves e ingênuos, e seu comportamento diminuiu, mostrando sua personalidade introvertida. Muitas vezes ele tem alucinações e vê coisas que não são reais. Em algum momento ela acredita que o vapor escapa de suas mãos, durante uma entrevista o diretor Chiaki J. Konaka disse que isso significa que ela está mentalmente doente.
Cultura pop em primeiro lugar!
Se você adora cultura pop não pode perder nossas super listas, fique atento ao Real Nerd e encontre as mais divertidas matérias sobre animes, games e tudo que envolve este mundo de conteúdo.