Imagem ilustrativa de um smartphone
Imagem ilustrativa / fonte desconhecida

Entenda quais são as diferenças na segurança das tecnologias de redes sem fio.

Já adiantando que ambas formas de rede são adequadamente seguras, a diferença está na flexibilidade. O Wi-Fi é mais flexível e controlado, enquanto a Rede móvel é um pacote pronto para uso. 

Redes Móveis é segura?

Imagem ilustrando logotipo do 4G
imagem 4G / fonte desconhecida

Nomes como “3G”, “4G” e “5G” são um conjunto de serviços distintos por cada geração tecnológica. O “5G”, por exemplo, remete a um serviço mais moderno e claro, mais seguro.

Entretanto, quando pensamos em 2G, estamos falando de algo ultrapassado e de segurança contestável. O antigo 2G já se envolveu em muitas polêmicas em pesquisas sobre quebra de segurança da rede e interferência de conexões. O lado bom é que tais pesquisas renderam um aprendizado para as seguintes gerações da tecnologia, a fim de garantir um aprimoramento na segurança.

Wi-Fi é seguro?

imagem ilustrando um celular conectado a uma rede wi-fi
imagem ilustrativa / fonte desconhecida

O Wi-Fi também possui suas gerações, porém, menos intuitivas. Temos as gerações modernas como o Wi-Fi AC e o Wi-Fi AX (também conhecido como Wi-Fi 6) que inclui o WPA3, uma atualização de segurança lançada em 2004.

Diferente das redes móveis, o Wi-Fi possui sistemas de segurança distintos de cada tecnologia de transmissão. Sua flexibilidade também determina como usar essa rede, contendo proteção por senha ou totalmente aberto e inseguro. 

Ao comparar uma rede móvel 4G a um Wi-Fi com senha fraca e tecnologia de segurança ultrapassada (WEP, por exemplo), o 4G sai ganhando. Contudo, uma rede Wi-Fi com uma senha forte e utilizando WPA2 (AES) ou WPA3, terá a mesma eficácia na segurança.

Riscos e Hackers

Imagem listrando um hacker de celular
Imagem ilustrativa / fonte desconhecida

Cuidados e precauções com o equipamento serão sempre necessários, do contrário, o roteador corre o risco de invasões por hackers interessados, podendo ocorrer roubo de informações e dados, e direcionamento para páginas com conteúdo malicioso. Também vale ressaltar que a responsabilidade do roteador e sua segurança é totalmente sua ou do estabelecimento em uso.

Na rede móvel, o responsável é sempre sua operadora

Durante a prática, o invasor teria a necessidade de se aproximar de sua rede, por tanto, o alcance baixo do sinal pode ser uma possível vantagem, tendo em mente a importância das frequências de comunicação a curta distância. Diferente do Wi-Fi, a vantagem quanto às redes móveis nesse quesito, é o alto custo de equipamentos para isso. 

A segurança da rede, independentemente do tipo, é sempre definida pela qualidade da criptografia. Outro fator é a segurança do roteador de sua responsabilidade na rede Wi-Fi, que pode sofrer riscos, caso não tome os devidos cuidados ou esteja utilizando uma tecnologia antiga.  

Quanto às redes públicas de Wi-Fi, que na maioria das vezes, não possuem as melhores seguranças, costumam ser aproveitadas a partir de aplicativos para realizar a conexão e também a criptografia por si próprio para diminuir as chances de invasão. 

Redes Wi-Fi são mais fáceis de se configurar e possuem mais velocidade e conteúdo por um preço mais acessível em relação às redes móveis. 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *