Jean Grey é, com certeza, uma das mutantes populares e poderosas dos quadrinhos dos X-Men. Ela está na equipe desde a primeira edição dos mutantes no ano de 1963, Jean Grey ganhou uma legião de fãs, que aumentou ao longo de seus anos na mídia.
Saiba mais sobre a personagem Jean Grey, sua origem, seus poderes, o icônico arco da Fênix e as diferenças entre as duas versões apresentadas no cinema a partir dos filmes da Fox.
Quem é Jean Grey?
Jean Grey é uma personagem mutante de nível ômega dos quadrinhos da Marvel Comics. A primeira vez que ela apareceu foi em 1963 no quadrinho The Uncanny X-Men #1.
Ela é a primeira mulher participante dos X-Men e um dos membros fundadores do grupo junto com os personagens, Ciclope, Anjo, Fera, Homem de gelo e o Professor Charles Xavier. Jean Grey é uma das personagens mais recorrentes dos quadrinhos dos mutantes, participando da maioria das formações do grupo ao longo das décadas.
A origem de Jean Grey
No universo padrão da Marvel, Universo 616, Jean Grey é a filha mais nova de Jonh Grey, que é professor de história, e de Elaine Grey. Aos 10 anos de idade, quando ela brincava com sua amiga Annie Richardson, Annie foi atropelada por um carro. Enquanto segurava sua amiga em seus braços, as emoções de Jean despertaram seus poderes telepáticos que a fizeram sentir as emoções de sua amiga enquanto esta morria.
Devido ao trauma e pelo fato de não conseguir controlar sua habilidade, Jean se isolou de todos e entrou em um estado deprimido.
Aos 11 anos, por recomendação de um psiquiatra, seus pais a levaram ao professor Xavier, para que ele a consultasse. Charles contou para a garota, mas não para seus pais, que ela era uma mutante e a tratou por anos.
Aos 13 anos, Jean Grey desenvolveu poderes de telecinese e o professor Xavier a ensinou como mover objetos com sua mente. Charles chegou a usar os poderes de Jean para calibrar o dispositivo Cérebro durante uma de suas sessões particulares.
Xavier chegou a colocar obstáculos psíquicos na mente dela para que não usasse totalmente suas habilidades telepáticas, até que ela se desenvolvesse, após a mente da garota criar um aspecto em forma de Fênix para tocar a mente de Scott Summers enquanto ele dormia.
Quais os poderes de Jean Grey?
Jean Grey possui uma extensa lista de poderes, sendo eles, telepatia, empatia, telecinese, levitação, possessão mental, criar ilusões e forma psiônica.
Jean Grey como Garota Marvel
Garota Marvel foi o primeiro nome de heroína de Jean Grey nos quadrinhos, a heroína usou o nome de Garota Marvel desde a criação da personagem em 1963, na primeira edição dos X-Men, até sua morte em uma missão no espaço anos depois em X-Men #100 no ano de 1976.
Jean Grey com a força Fênix
Após a morte de Jean Grey em X-Men #100, descobriram que, enquanto ela pilotava a nave danificada para salvar seus amigos, a personagem foi abordada pela entidade cósmica conhecida como Fênix, que ofereceu ajuda a Jean que estava sendo destruída pela radiação cósmica, Jean aceita a ajuda e a entidade duplicou o corpo da heroína com sua essência, poderes e parte de sua alma.
Quando a nave chegou a Terra, a entidade emergiu da nave com um novo uniforme e se nomeando como Fênix, fazendo a equipe achar que era Jean, enquanto a verdadeira Jean Grey estava em um casulo no fundo da Baía Jamaica, curando-se.
A entidade Fênix gostou tanto dos sentimentos e do amor de Jean, que passou a achar que era a verdadeira Jean Grey e, inconscientemente, sua mente criou barreiras para que o corpo suportasse seus poderes.
A Fênix Negra
Após eventos envolvendo o Clube do Inferno e o Vilão telepata, Mestre Mental, a mente da Fênix acabou sendo afetada. A manipulação do vilão despertou o lado maligno da entidade cósmica e seu desejo por novas emoções a transformou na Fênix Negra. Em questão de segundos, a vilã derrotou os X-Men e foi para o espaço em busca de energia para se alimentar, absorvendo o Sol de um sistema, matando todas as espécies desse sistema.
Ao voltar a Terra, a Fênix retornou à casa dos pais de Jean, que ficaram aterrorizados. Após outra batalha com os X-Men, a Fênix teve seus poderes inibidos por um tempo por um dispositivo criado pelo Fera, mas Wolverine hesitou em matar Jean. A Fênix Negra só foi parada pelo professor Xavier, que conseguiu colocar bloqueios mentais na vilã, a fazendo voltar aos poderes da Garota Marvel.
Ao parecer estar tudo resolvido, o Império Shi’ar, considerando a Fênix uma ameaça ao universo, veio matar a entidade, porém, os X-Men não permitiram. Após uma longa batalha dos X-Men contra os Shi’ar na Lua, os mutantes foram derrotados e a Fênix Negra se libertou dos bloqueios mentais, desesperado, Xavier reanimou os X-Men inconscientes e os fez atacar a Fênix, a fazendo recobrar sua sanidade. Não vendo outra solução, a personagem fugiu para uma caverna e, desse local, com sua telecinese, fez Ciclope atirar nela com uma arma Shi’ar, matando-a.
Poderes de Jean Grey com a força Fênix
Com a Força Fênix, os poderes de Jean Grey são ampliados e ela adquire novos poderes, como transmutação, pirocinese cósmica, disparos psíquicos e, até mesmo, ressurreição.
A saga da Fênix nos cinemas
A Saga da Fênix tentou ser adaptada duas vezes no cinema pela Fox com seus filmes dos X-Men, porém, as duas tentativas não deram certo.
A primeira tentativa foi no ano de 2006 no encerramento da primeira trilogia dos mutantes. O filme X-Men: O confronto final, traz Jean Grey de volta à vida após sua morte no final de X-Men 2. Jean volta diferente de antes de sua morte e mais poderosa, tornando-se uma ameaça a equipe. Por mais mais que o longa-metragem traga uma trama simples, que se baseie na ideia dos quadrinhos, trazendo inclusive as barreiras mentais criadas por Xavier em Jean na infância, o filme não trabalha a entidade Fênix, deixando-a de lado, focando na trama da cura mutante, além disso, Xavier e Ciclope, que são importantes nos quadrinhos, são mortos logo no começo do filme.
Em 2019, o filme X-Men: Fênix Negra foi o encerramento dos últimos filmes dos mutantes. A obra cinematográfica prometia ser um pedido de desculpas com o que fizeram com a Fênix no longa-metragem de 2006 e adaptaria bem a história dessa vez. No entanto, não foi isso que aconteceu, por mais que o longa-metragem recriasse a cena do espaço, tentando ser fiel a HQ, mais uma vez, houve mudanças na história e a entidade Fênix ficou novamente mal explorada durante a narrativa, com uma atuação fraca de Sophie Turner como Jean Grey e uma história desinteressante. X-Men: Fênix Negra ficou longe de ser uma boa adaptação da saga dos quadrinhos e de ser um bom encerramento para o filme dos X-Men.
Equipes que Jean Grey participou
Como dito antes, Jean Grey é uma personagem bastante recorrente nos quadrinhos ao longo das décadas. Conheça algumas das equipes que a mutante participou.
X-Men
A primeira equipe de Jean Grey desde sua origem em 1963, ela é uma das fundadoras da equipe. Mesmo já tendo saído da equipe, a personagem é uma personagem bem presente nos X-Men.
X-Factor
Equipe criada no ano de 1986, o grupo X-Factor foi composto por Ciclope, Jean Grey, Fera, Homem de gelo e Anjo, como resposta ao status que os X-Men haviam recebido de foras-da-lei.
X-Men dourados
Equipe apresentada no ano de 2017, após a guerra dos mutantes contra os inumanos, os X-Men retornaram sobre a liderança de Kitty Pryde. Os X-Men Dourados foram formados por Kitty Pryde, Jean Grey, Tempestade, Colossus, Noturno e Velho Logan.
Novos X-Men
Fase escrita por Grant Morrison no início dos anos 2000, os Novos X-Men traziam as histórias dos mutantes para os tempos do século 21. A equipe era formada por Professor Xavier, Jean Grey, Ciclope, Fera, Wolverine e Emma Frost.
Essas são apenas algumas informações sobre a personagem Jean Grey, ela participou de muitas histórias e sagas dos X-Men nos quadrinhos. Atualmente, a personagem está com os outros mutantes na nação de Krakoa.
Uma dica para conhecer mais versões da personagem são as animações existentes dos X-Men, ela está presente em X-Men: Evolution, Wolverine e os X-Men e X-Men: A série animada de 92. Nos cinemas, não sabemos quando Jean Grey voltará a aparecer, mas sabemos que a Disney possui planos para os mutantes no futuro do MCU