Conheça Jan Scheuermann, uma mulher de 55 anos que devido a uma doença genética ficou tetraplégica. Mas será que isso a tornou “inválida”? Arati Prabhakar, diretor de pesquisas de um braço da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa, também conhecida como DARPA, a escolheu para fazer uns testes sobre o controle mental.
Em 2012, ela fez uma cirurgia para implantar eletrodos no cérebro e ajudou no desenvolvimento de uma tecnologia que a permitia controlar coisas apenas com a força do pensamento. Com isso ela conseguia mexer um braço robótico e agora Jan controla um caça F-35. Mas calma! É apenas um simulador. Mas não abaixe sua expectativa, isto é um avanço enorme para ciência.
https://www.youtube.com/watch?v=X-NO7DvMpKw
O anúncio foi feito por Prabhakar na converção “Future of War”, que aconteceu semana passada em Washington. Prabhakar disse que teme o avanço da pesquisa, que tem como principal foco ajudar pessoas e soldados incapacitados ou paralisados. Ele explicou que no futuro soldados robóticos poderão ser controlados à distancia em guerras e não vê o lado ruim da tecnologia sobreponde o lado bom. (Uhum… sei…)
Fonte: Sploid