Está com vontade de conhecer as raízes e a origem da DC Comics? Então chegou ao blog certo, pois eu preparei esse post incrível, contando um pouco desses detalhes e curiosidades!

Confira, a seguir, os primórdios da história dessa grande e famosa editora do mundo nerd e como ela se tornou um referencial no mundo dos quadrinhos.

Qual a origem da DC Comics?

A DC Comics atende oficialmente por esse nome desde 1976, mas sua história já tem 88 anos de muito sucesso.

qual a origem da dc comics
Fonte/reprodução: DC Comics

A editoria evoluiu muito ao longo do tempo e a origem da DC Comics aconteceu em 1934, quando a empresa Nation Allied Publications começou a publicar histórias em formato de quadrinhos, com tramas 100% originais, algo que era uma evolução das tirinhas curtas dos jornais da época.

As histórias iniciais eram um mix de ação, investigação e aventura, com histórias novas, autênticas e originais, que aguçavam ainda mais a leitura e a emoção do público.

Quais foram os primeiros heróis na origem da DC Comics?

A primeira revista com o título de Detective Comics foi lançada em março de 1937, agora, assinada pela nova empresa conhecida como National Comics Publications.

Essa nova produção mostrava as sagas do Doutor Oculto e Rose Psychic, que eram investigadores que lutavam contra o crime em suas HQs.

Apesar de os investigadores serem vistos como heróis, eles não tinham poder sobrenatural.

O primeiro super herói a ser mostrado, de fato, foi o Superman, que surgiu na Action Comics #1, um marco no ano de 1938, que deu início a Era de Ouro dos quadrinhos.

Este Superman, sim, era um super-herói do modelo que conhecemos hoje, com poderes sobre-humanos e dotado de senso de justiça.

Mudanças no Superman

Atualmente, o Superman é um ícone de heroísmo, bondade, justiça e, principalmente, de poder.

Mesmo já sendo um dos super heróis mais overpower e fortes, você sabia que Superman já foi mais forte ainda?

mudanças no superman
Fonte/reprodução: DC Comics

O Superman, nos primórdios, já teve poderes psíquicos, lançava raios pelas mãos, conseguia manipular seu tamanho e, até mesmo, conseguia ler o pensamento de outras pessoas e podia arrastar vários planetas de uma só vez, sem esforço nenhum.

Ele era um símbolo de altruísmo e bondade e chegava a ser ingênuo em muitos momentos, mas, ao longo do tempo, foi necessária uma reestruturação do personagem.

Com o passar dos anos e o surgimento de novos heróis e seus companheiros da Liga da Justiça, o Superman foi sendo modificado para dar mais espaço a esses novos personagens.

Ainda assim, Superman continua sendo um dos super-heróis mais fortes e icônicos de toda a história do mundo dos quadrinhos.

Era de Prata DC Comics

Misturando um período pós-Guerra e a regulamentação dos conteúdos publicados em HQs, havia uma necessidade de reformular os super-heróis já existentes e introduzir ainda mais personagens no Universo DC.

Esse período ficou conhecido no mundo dos quadrinhos como a Era de Prata e se estendeu de 1956 a 1970. A primeira publicação desta Era foi a revista Showcase #4, que trazia uma nova versão de Flash.

O mais famoso grupo de heróis da história da DC Comics, a Liga da Justiça, foi oficialmente reunida pela primeira vez na HQ The Brave and the Bold #28 de 1960.

A Era de Prata marcou uma nova onda, tanto de heróis quanto de vilões, e serviu para definir nitidamente os conceitos de bem e mal no mundo dos quadrinhos.

Isso sem contar que foi na Era de Prata que vários artistas famosos surgiram, como as lendas Stan Lee, Jack Kirby, Steve Ditko, dentre outros.

A DC Comics nem sempre foi uma editora, ela, inicialmente, era apenas a parte de uma revista em formato de tabloide, que se transformou em uma linha de revistas próprias e, anos mais tarde, começou a engatinhar para se transformar na grande editora que conhecemos hoje.

Toda sua formação, consolidação e expansão tornaram a DC ainda mais importante e marcante para todos os nerds e fãs da DC Comics.

A evolução dos quadrinhos, desde a origem da DC Comics, serviu para moldar diversos conceitos do mundo dos super-heróis e, também, da fantasia em geral, mas isso é papo para outro post.

Por hora, fico por aqui. Conta para mim, qual seu herói favorito da Era de Prata e se você tem alguma HQ dessa época, vanglorie-se nos comentários também!

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *