O universo cinematográfico da Marvel continua a se expandir, mas o que os novos fãs precisam saber antes de começar esta série massiva de histórias interconectadas?
O universo cinematográfico da Marvel Studios é um universo cinematográfico de enorme sucesso que agora possui 26 filmes, para não mencionar os vários programas Disney +, ao lado de outro material expandido que fica em uma posição difícil canonicamente. É uma série absolutamente assustadora para começar.
À medida que se torna mais popular, muitos fãs querem entrar no MCU pela primeira vez, mas não sabem por onde começar. Seja com base na ordem de exibição, o que esperar da narrativa de longo prazo, como esta série é organizada ou onde os programas de TV se posicionam em tudo isso, essas dicas certamente devem ajudar os novatos.
10 – Vem em fases
É importante saber e compreender que o Universo Marvel foi realmente organizado em fases separadas, cada uma das quais traz algo totalmente único para o público. O MCU está atualmente em sua quarta fase, mas a fase inicial foi baseada nas origens desses personagens extraordinários.
A segunda fase foi sobre a continuação de sua jornada, enquanto a terceira fase foi focada na conclusão da Saga Infinity, com muitos personagens principais enfrentando Thanos. Esse arco narrativo geral pode ser encontrado em cada uma dessas fases, com as Pedras do Infinito espalhadas pelos vários filmes. Não está claro quando a quarta fase terminará.
9 – A ordem para assistir
Há muito debate sobre como assistir o MCU. Muitas opiniões divergentes podem se tornar confusas. A ordem da data de lançamento segue a fórmula das fases para que a narrativa se desenrole como a Marvel Studios inicialmente pretendia. Esta é uma ótima maneira de começar, mas há, sem dúvida, um sistema melhor.
É possível que assistir essas histórias em ordem cronológica seja realmente mais eficaz. Pessoas como o Capitão Marvel seriam introduzidos muito mais cedo, então seu eventual retorno é um grande negócio, enquanto o Capitão América realmente pode se tornar o Primeiro Vingador, dando início ao MCU. Assistir na ordem de cada franquia pode se tornar um pouco confuso quando ocorre um cruzamento.
8 – O desastre da Sony
Marvel Studios e The Walt Disney Company agora têm os direitos de quase todos os personagens principais da Marvel Comics. Resta apenas um estúdio com alguma palavra a dizer sobre o uso de um personagem na tela grande, que é a Sony, que continua a possuir o Homem-Aranha e personagens associados.
Isso pode se tornar bastante confuso, pois a Sony também está produzindo seu próprio Universo Marvel, que inclui anti-heróis famosos como Venom e Morbius. Felizmente, as coisas estão prestes a se tornar muito menos complicadas, pois parece que esses universos estão se fundindo. O mais importante a saber aqui é que, pela primeira vez, todos os personagens da Marvel estão livres para jogar na mesma caixa de areia e todos os filmes da Sony fazem parte do Mutliverse.
7 – Netflix, ABC e outras séries
A Marvel Entertainment produziu vários programas com outras emissoras, como Hulu, ABC e Netflix, cada um dos quais fez menção ao MCU maior. Seja Cloak and Dagger ou Runaways ou talvez Daredevil and Agents Of S.H.I.E.L.D. o destino dessas séries é atualmente desconhecido.
É amplamente considerado que o ABC mostra de S.H.I.E.L.D. e o Agente Carter são considerados canônicos. A partir de agora, o resto está potencialmente fora da linha do tempo. Com os rumores circulando de que Charlie Cox poderia retornar como o demônio da Cozinha do Inferno em Homem-Aranha: No Way Home, a continuidade pode ser abalada mais uma vez. No final das contas, ninguém quer ver esses personagens da Marvel reformulados, mas os shows não são necessários para assistir, apesar de serem divertidos.
6 – Lendo os quadrinhos
Os quadrinhos são a fonte definitiva de todas as coisas da Marvel e, ao entrar no MCU, é definitivamente importante fazer algumas leituras também. Os quadrinhos têm espaço para entrar em detalhes muito mais detalhados em relação a esses personagens icônicos e muitas das histórias da página chegaram à tela.
O que devemos ter em mente, porém, é que a continuidade dos quadrinhos é completamente diferente da tela grande. Na verdade, existem algumas mudanças importantes; a formação dos Vingadores originais é um excelente exemplo disso. Além disso, este é um universo onde Mutantes estão lado a lado com feiticeiros, vampiros e alienígenas, o que é uma combinação que ainda não foi alcançada no MCU ainda.
5 – Retornos surpreendentes
Nenhum personagem deve ser excluído do MCU, mesmo que pareça insignificante na primeira vez. Os fãs gravitaram em torno de alguns dos melhores papéis coadjuvantes de todo o universo, com esses vilões e heróis tendo arcos expandidos avançando.
A morte nunca é o fim e só porque um personagem como Darcy Lewis ou o Red Skull não existe há um tempo, isso não significa que eles não serão importantes novamente. Em última análise, é importante prestar atenção a cada papel, pois alguns personagens podem fazer retornos inesperados ou se tornarem parte integrante do MCU mais amplo.
4 – Séries do Disney+
O MCU foi recentemente expandido graças à estreia do Disney + e vários programas na plataforma de streaming, como Loki, WandaVision e What If …? Essas séries são realmente vitais para a compreensão do resto do universo e introduziram alguns personagens favoritos dos fãs da Marvel.
Infelizmente, quem quer começar no MCU terá que investir em uma assinatura da plataforma (embora esta seja a maneira mais fácil de acessar os filmes também). O Multiverse em particular está sendo amplamente explicado na tela pequena, o que terá ramificações no cânone para outros filmes.
3 – Marvel Legacy
A Marvel Studios não foi os primeiros cineastas a dar vida aos quadrinhos nos cinemas. Empresas como Sony, Fox e Universal já tentaram adaptar esses personagens para obter sucesso. A Disney agora possui quase todas essas franquias anteriores.
No momento, eles são categorizados como parte da linha Marvel Legacy e não estão em consonância com o MCU. Mas os recém-chegados devem ser cautelosos, pois isso pode mudar. Homem-Aranha: No Way Home já está trazendo a série web-head anterior para o MCU graças ao uso do Multiverse e a WandaVision lançou uma versão do Quicksilver da linha X-Men da Fox.
2 – Gêneros diversos
O universo cinematográfico da Marvel é frequentemente associado a uma fórmula e isso pode afastar os novos visualizadores. Mas a Marvel Studios criou uma grande variedade de filmes que vêm de todos os tipos de gêneros. Há realmente algo para todos na franquia.
Quer se trate de um épico espacial como Guardians Of The Galaxy, uma mistura de fantasia e artes marciais como Shang-Chi, ou talvez um thriller de espionagem como o Capitão América: O Soldado Invernal, é difícil argumentar que todos esses projetos são exatamente os mesmos. Às vezes, o melhor lugar para começar é dentro de um gênero familiar.
1 – Juntando-se à família
O Universo Marvel parece uma grande família quando se trata de seu elenco. Grande parte de ser fã dessa franquia coincide com ser fã das pessoas por trás dos papéis. Bem, pelo menos para a maioria daqueles obcecados com o MCU.
Seja por meio de mídia social, comic con ou entrevistas com Graham Norton, o elenco do MCU se tornou querido pelos fãs e, de fato, criou piadas contínuas. Por exemplo, a zombaria de Tom Holland de nomes como Sebastian Stan, Anthony Mackie e Benedict Cumberbatch é absolutamente hilário. Mergulhar em todo esse bom conteúdo é uma grande parte do salto para o Universo Cinematográfico Marvel.
Cultura pop em primeiro lugar!
Se você adora cultura pop não pode perder nossas super listas, fique atento ao Real Nerd e encontre as mais divertidas matérias sobre animes, games e tudo que envolve este mundo de conteúdo.